30% da população mundial sofre de bruxismo e não sabe

É difícil saber o que acontece com o nosso corpo enquanto estamos a dormir. Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo noturno. Trata-se de um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem fortemente a mandíbula – e alguns também rangem os dentes sem nenhum objetivo funcional.

“Vi um homem que conseguiu provocar uma espécie de erosão nos dentes, até à gengiva”, afirmou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Este é um caso extremo, mas o bruxismo é mais comum do que se imagina e afeta tanto crianças como adultos. Na população mundial, cerca de 30% das pessoas sofrem desta condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As causas mais comuns são o stress, a ansiedade e a tensão. Mesmo que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode provocar lesões dentárias permanentes se não for tratado. “Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar”, observou o dentista britânico.

Nem sempre existem sintomas

A maioria das pessoas que contrai a mandíbula e que range os dentes não sabe que tem este hábito involuntário. “Quem descobre mais facilmente são aquelas pessoas que acordam os seus maridos ou as suas esposas com o barullho“, explica Carter.

Muitas vezes a pressão sobre a mandíbula e os dentes acontece quando as pessoas estão a dormir, concentradas em algo ou stressadas, segundo informações do serviço de saúde pública britânico, o NHS.

O mais curioso é que o bruxismo nem sempre tem sintomas, apesar de alguma pessoas sentirem dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam. Outras pessoas reparam, com o tempo, na erosão dos dentes – mas, em geral, só costumam descobrir isso quando visitam o dentista.

O bruxismo também pode ser causado por transtornos do sono, como apneia e roncos, e contribuir para a interrupção do sono.

Saúde mental

Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, os especialistas dizem que pode ser provocado pelo stress, ansiedade e problemas do sono – factores que, no mínimo, agravam o problema.

Em alguns países, acredita-se que os casos de bruxismo estejam a aumentar – talvez estejam relacionados com um estilo de vida cada vez mais atribulado. No caso dos adolescentes, um estudo recente realizado no Brasil sugere que o bruxismo pode manifestar-se quando as crianças sofrem bullying dos colegas.

Segundo os resultados do estudo, publicado na revista especializada Oral Rehabilitation, as crianças de 13 a 15 anos vítimas de abuso verbal na escola têm uma probabilidade de sofrer bruxismo noturno quatro vezes maior do que outros adolescentes.

O problema apareceu em 65% dos estudantes que sofriam bullying – enquanto que só 17% dos outros estudantes apresentaram a condição.

Conselhos para prevenir

Os tratamentos servem para reduzir a dor, se ela existir, prevenir os danos dentais permanentes e diminuir a fricção dental. Para proteger os dentes de maneira permanente, os especialistas recomendam o uso de protetores bucais ou aparelhos feitos sob medida.

Muitos especialistas também sugerem mudanças no estilo de vida para lidar melhor com o stress diário – e aliviá-lo. “Se o bruxismo estiver relacionado com o stress, é importante relaxar mais e dormir melhor”, recomenda o NHS, que sugere a prática de ioga, técnicas de relaxamento, massagens e ouvir música antes de dormir.

Se não funcionar, há alguns tratamentos psicológicos que podem ajudar, como as terapias congnitivas ou comportamentais, que influenciam a ligação entre o pensamento e o comportamento.

Existem algumas técnicas que tentam reverter hábitos, mas o NHS afirma que não há nenhuma prova científica de maneiras para evitar o bruxismo.

Em todo caso, controlar o bruxismo durante o dia é muito mais fácil do que durante o sono – por razões óbvias. Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir este distúrbio.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • No último parágrafo afirmam que “reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir este distúrbio”. Eu nunca tive estes vícios e sofro de bruxismo. Realmente também não entendo o porquê da imagem, visto que nem todos os doentes fumam ou/ e bebem..Aliás no início escrevem sobre o stress e a ansiedade, a não ser que considerem que apenas quem tem esse vícios é que são as pessoas ansiosas e stressadas..

  1. Infelizmente sofro e com consequencais psicológicas devido à minha aparência já que raramente tenho vontade de sorrir com a boca aberta.. mas não há nada a fazer.. por muito que gostasse de ver a minha dentadura inteira…

RESPONDER

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …