30% da população mundial sofre de bruxismo e não sabe

É difícil saber o que acontece com o nosso corpo enquanto estamos a dormir. Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo noturno. Trata-se de um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem fortemente a mandíbula – e alguns também rangem os dentes sem nenhum objetivo funcional.

“Vi um homem que conseguiu provocar uma espécie de erosão nos dentes, até à gengiva”, afirmou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Este é um caso extremo, mas o bruxismo é mais comum do que se imagina e afeta tanto crianças como adultos. Na população mundial, cerca de 30% das pessoas sofrem desta condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As causas mais comuns são o stress, a ansiedade e a tensão. Mesmo que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode provocar lesões dentárias permanentes se não for tratado. “Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar”, observou o dentista britânico.

Nem sempre existem sintomas

A maioria das pessoas que contrai a mandíbula e que range os dentes não sabe que tem este hábito involuntário. “Quem descobre mais facilmente são aquelas pessoas que acordam os seus maridos ou as suas esposas com o barullho“, explica Carter.

Muitas vezes a pressão sobre a mandíbula e os dentes acontece quando as pessoas estão a dormir, concentradas em algo ou stressadas, segundo informações do serviço de saúde pública britânico, o NHS.

O mais curioso é que o bruxismo nem sempre tem sintomas, apesar de alguma pessoas sentirem dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam. Outras pessoas reparam, com o tempo, na erosão dos dentes – mas, em geral, só costumam descobrir isso quando visitam o dentista.

O bruxismo também pode ser causado por transtornos do sono, como apneia e roncos, e contribuir para a interrupção do sono.

Saúde mental

Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, os especialistas dizem que pode ser provocado pelo stress, ansiedade e problemas do sono – factores que, no mínimo, agravam o problema.

Em alguns países, acredita-se que os casos de bruxismo estejam a aumentar – talvez estejam relacionados com um estilo de vida cada vez mais atribulado. No caso dos adolescentes, um estudo recente realizado no Brasil sugere que o bruxismo pode manifestar-se quando as crianças sofrem bullying dos colegas.

Segundo os resultados do estudo, publicado na revista especializada Oral Rehabilitation, as crianças de 13 a 15 anos vítimas de abuso verbal na escola têm uma probabilidade de sofrer bruxismo noturno quatro vezes maior do que outros adolescentes.

O problema apareceu em 65% dos estudantes que sofriam bullying – enquanto que só 17% dos outros estudantes apresentaram a condição.

Conselhos para prevenir

Os tratamentos servem para reduzir a dor, se ela existir, prevenir os danos dentais permanentes e diminuir a fricção dental. Para proteger os dentes de maneira permanente, os especialistas recomendam o uso de protetores bucais ou aparelhos feitos sob medida.

Muitos especialistas também sugerem mudanças no estilo de vida para lidar melhor com o stress diário – e aliviá-lo. “Se o bruxismo estiver relacionado com o stress, é importante relaxar mais e dormir melhor”, recomenda o NHS, que sugere a prática de ioga, técnicas de relaxamento, massagens e ouvir música antes de dormir.

Se não funcionar, há alguns tratamentos psicológicos que podem ajudar, como as terapias congnitivas ou comportamentais, que influenciam a ligação entre o pensamento e o comportamento.

Existem algumas técnicas que tentam reverter hábitos, mas o NHS afirma que não há nenhuma prova científica de maneiras para evitar o bruxismo.

Em todo caso, controlar o bruxismo durante o dia é muito mais fácil do que durante o sono – por razões óbvias. Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir este distúrbio.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • No último parágrafo afirmam que “reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir este distúrbio”. Eu nunca tive estes vícios e sofro de bruxismo. Realmente também não entendo o porquê da imagem, visto que nem todos os doentes fumam ou/ e bebem..Aliás no início escrevem sobre o stress e a ansiedade, a não ser que considerem que apenas quem tem esse vícios é que são as pessoas ansiosas e stressadas..

  1. Infelizmente sofro e com consequencais psicológicas devido à minha aparência já que raramente tenho vontade de sorrir com a boca aberta.. mas não há nada a fazer.. por muito que gostasse de ver a minha dentadura inteira…

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …