/

3 anos de prisão por espalhar mais de 3.000 boatos na internet

chinacourt.org

Qin Zhihui, aka Qinhuohuo

Qin Zhihui, aka Qinhuohuo

Um tribunal de Pequim condenou esta quinta-feira a três anos de prisão Qin Zhihui, o primeiro bloguer julgado e sentenciado devido a comentários na rede Weibo, versão local do Twitter.

As autoridades judiciais consideraram que Qin Zhihui cometeu um delito “muito grave” ao publicar comentários difamatórios sobre celebridades e de vários membros do Governo, mais concretamente sobre o antigo ministro dos caminhos de ferro, que foi afastado do executivo chinês em 2013 por envolvimento em casos de corrupção.

O tribunal considerou Qin Zhihui, conhecido na rede social como “Qinhuohuo“, culpado dos crimes de “difamação” e “perturbação da ordem pública“, refere um ‘post’ das autoridades judiciais na rede Weibo.

O bloguer foi preso a 22 de agosto por “publicar mais de 3.000 boatos” na rede social.

Num dos seus rumores mais replicados (12 mil vezes em duas horas), Qin afirmava que o governo chinês tinha feito um pagamento de 200 milhões de yuans (23 milhões de euros) aos familiares de uma vítima estrangeira do acidente de comboio de alta velocidade, em 2011, que provocou 40 mortos e 200 feridos.

“Os rumores de Qin tiveram grande impacto na sociedade e perturbaram seriamente a ordem social”, segundo declaração do tribunal.

O bloguer é a primeira pessoa a ser julgada e condenada com a nova legislação aprovada em setembro, que determina que “espalhar rumores” na internet é crime.

/Lusa

Ver também:

  1. Boatos por telemóvel à solta em Espanha
  2. Detector de mentiras vai apanhar os boatos que circulam na net

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.