Há 250 mil gatos abandonados nas zonas urbanas do Reino Unido

O número de gatos sem dono que vivem nas ruas do Reino Unido permaneceu desconhecido até agora. Um novo estudo estima que existam 247.429 gatos abandonados em todas as áreas urbanas do país.

De acordo com um artigo publicado no The Conversation, o número baseia-se em dados recolhidos em cinco cidades urbanas do Reino Unido, que foram depois extrapolados.

Os investigadores usaram informação do Cat Watch, um projeto comunitário criado por uma organização britânica de proteção de gatos, num estudo que permitiu concluir que, em áreas com maior privação sócio-económica e maior densidade populacional, havia tendência para haver mais gatos sem dono.

Depois de aplicarem estas conclusões ao resto das cidades britânicas, os investigadores calcularam a densidade média de gatos abandonados e concluíram que havia 9,3 gatos sem casa por quilómetro quadrado.

O último passo foi combinar os números para calcular a estimativa nacional de 247.429 gatos urbanos sem dono.

O número não está exatamente correto, mas a análise estatística indica que existe uma probabilidade de 95% de o verdadeiro valor se situar algures entre 157.153 e 365.793.

O que fazer para evitar este problema?

Sem um cuidador humano ou uma fonte regular de alimento, água e abrigo, os gatos abandonados nas áreas urbanas correm um risco acrescido.

Os números variam, mas a esperança média de vida de um gato abandonado é 65% inferior à de um gato de estimação.

Mas há formas de ajudar. Além de lhes proporcionar uma nova casa e aconchego, podem ser esterilizados e devolvidos a certa áreas onde haja um tratador de gatos que os possa vigiar e dar comida.

Uma gestão bem sucedida da população de felinos em áreas urbanas também exigirá o apoio dos donos de gatos para que lhes coloquem um microchip, de modo a evitar que se percam.

Além disso, é importante incentivá-los a esterilizar os seus animais de estimação antes da idade de reprodução, para evitar ninhadas não planeadas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.