Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Jon Sullivan / Wikimedia

A lagoa de Morning Glory, no Parque Nacional de Yellowstone

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão em risco de erupção.

Especialistas do Serviço Geológico dos EUA fizeram saber que está a ocorrer uma onda de sismos no Parque Nacional de Yellowstone, onde está localizado o famoso supervulcão com o mesmo nome.

Entre 8 e 18 de fevereiro, na zona localizada a 13 quilómetros a noroeste da localidade de West Yellowstone registaram-se mais de 200 tremores. Os especialistas assinalaram que ocorreram também outros movimentos, mas demasiado leves para serem localizáveis.

Segundo os especialistas, entre junho e setembro de 2017 mais de 2.400 terramotos ocorreram na mesma zona. Esta onda sísmica atual pode ser a sua continuação. A atividade sísmica começou a 8 de fevereiro e aumentou a magnitude desde o dia 15.

Até ao momento, o maior sismo foi de 2.9. Todos os tremores localizaram-se a oito quilómetros de profundidade, mas nenhum foi sentido pela população, avança a RT.

Os especialistas recordam que esta não é a primeira onda sísmica do local, e que nenhuma das anteriores despertou atividade vulcânica. Tanto os outros eventos, como o atual, assinala o Serviço Geológico dos EUA, “refletem a geologia da região, que contém inúmeras falhas e fluídos que estão constantemente em movimento debaixo da superfície”.

Os especialistas realçam, no entanto, que “a atividade sísmica atual é relativamente débil”.

O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone entra em erupção a cada 600.000 anos e a sua potência pode superar até 100 vezes a de vulcões normais. Uma das maiores ameaças que implicaria a sua erupção seria a criação de um prolongado inverno vulcânico global.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …

ADSE adia implementação de novas regras para tentar acordo com privados

Os hospitais privados e ADSE continuam com o braço de ferro, mas, por agora, os privados não vão deixar de operar beneficiários da ADSE. O boicote anunciado esta manhã foi adiado. Esta manhã, o o semanário …