Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Jon Sullivan / Wikimedia

A lagoa de Morning Glory, no Parque Nacional de Yellowstone

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão em risco de erupção.

Especialistas do Serviço Geológico dos EUA fizeram saber que está a ocorrer uma onda de sismos no Parque Nacional de Yellowstone, onde está localizado o famoso supervulcão com o mesmo nome.

Entre 8 e 18 de fevereiro, na zona localizada a 13 quilómetros a noroeste da localidade de West Yellowstone registaram-se mais de 200 tremores. Os especialistas assinalaram que ocorreram também outros movimentos, mas demasiado leves para serem localizáveis.

Segundo os especialistas, entre junho e setembro de 2017 mais de 2.400 terramotos ocorreram na mesma zona. Esta onda sísmica atual pode ser a sua continuação. A atividade sísmica começou a 8 de fevereiro e aumentou a magnitude desde o dia 15.

Até ao momento, o maior sismo foi de 2.9. Todos os tremores localizaram-se a oito quilómetros de profundidade, mas nenhum foi sentido pela população, avança a RT.

Os especialistas recordam que esta não é a primeira onda sísmica do local, e que nenhuma das anteriores despertou atividade vulcânica. Tanto os outros eventos, como o atual, assinala o Serviço Geológico dos EUA, “refletem a geologia da região, que contém inúmeras falhas e fluídos que estão constantemente em movimento debaixo da superfície”.

Os especialistas realçam, no entanto, que “a atividade sísmica atual é relativamente débil”.

O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone entra em erupção a cada 600.000 anos e a sua potência pode superar até 100 vezes a de vulcões normais. Uma das maiores ameaças que implicaria a sua erupção seria a criação de um prolongado inverno vulcânico global.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …