16 anos depois, oposição ganha as eleições (com maioria) na Venezuela

durdaneta / Flickr

-

A oposição venezuelana conquistou este domingo a maioria parlamentar na Assembleia Nacional, quase duas décadas depois do domínio dos socialistas representados por Nicolás Maduro.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), coligação da oposição, obteve 99 das 167 cadeiras do Parlamento venezuelano, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral este domingo.

“Os resultados são como esperávamos. A Venezuela venceu. É irreversível”, afirmou Henrique Capriles, principal figura da oposição e ex-candidato à presidência, citado pela BBC.

Estes resultados invertem assim um período de 16 anos liderado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, que só conseguiu 46 cadeiras.

Maduro, o sucessor de Hugo Chávez, já admitiu a derrota e afirmou que o partido reconhece “os resultados adversos” destas eleições.

A aliança da oposição, formada por partidos conservadores e de centro, diz estar confiante de que vai obter 112 cadeiras. Ainda faltam entregar 22 para finalizar a contagem.

Caso isso se venha a confirmar, será possível aprovar leis que permitirão reverter a política do governo atual como, por exemplo, a libertação de presos políticos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que acaba de acontecer na Venezuela, é uma prova de que a linha política afeta aos ideais de Hugo Chaves, não era a feroz ditadura que se apregoava e, como provam os resultados das eleições recentes, a aposição venceu, A oposição venceu por dois motivos principais, um porque a chantagem económica sobre os venezuelanos foi apertando ao longo dos últimos anos mas também porque o partido de Nicolás Maduro não foi capaz de superar os erros e as dificuldades. Agora, é importante que os venezuelanos melhorem a sua vida.

    • Não sei porquê, vejo neste comentário um certo saudosismo do ”socialismo Chaves/Maduro”. Está na hora do sofrido povo venezuelano ter comida e bens de primeira necessidade nas prateleiras supermercados. Está na hora do povo venezuelano ter a qualidade de vida que merece, sem o ”dito socialismo”. Vamos experimentar para ver mas cuidado com a possível invasão por parte dos EUA.

    • ” não era a feroz ditadura “?
      … Os assassinatos direcionados, os presos políticos, as perseguições, os desaparecidos… O que será para si “feroz”?
      “Chantagem económica”? Governar não é pregar… Não é por bananas na mesa do povo… XUXALISMO em rede de oligarcas regionais… Infectados de pura cartelização.

  2. Mais um sucesso socialista caído em desgraça, um povo massacrado e obrigado a viver sob o pensamento de uma só cabeça e de barriga vazia, afinal onde param os sucessos socialistas/comunistas, em que país?

  3. O socialismo com eleições não dura muito e isto porque as pessoas querem uma vida melhor especialmente quem trabalha ! ora o socialismo só dá estatismo e a força de futuro em qualquer sociedade não é o estado . Por isso foram !!!!

  4. O privatismo é um roubo, atualização de 2017 mostrou isto com eleições. Nelas ganharam livremente os partidários de Maduro, proponho fuzilamento de quem estoca alimentos e deixa o povo morrer de fome.

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …