16 anos depois, oposição ganha as eleições (com maioria) na Venezuela

durdaneta / Flickr

-

A oposição venezuelana conquistou este domingo a maioria parlamentar na Assembleia Nacional, quase duas décadas depois do domínio dos socialistas representados por Nicolás Maduro.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), coligação da oposição, obteve 99 das 167 cadeiras do Parlamento venezuelano, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral este domingo.

“Os resultados são como esperávamos. A Venezuela venceu. É irreversível”, afirmou Henrique Capriles, principal figura da oposição e ex-candidato à presidência, citado pela BBC.

Estes resultados invertem assim um período de 16 anos liderado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, que só conseguiu 46 cadeiras.

Maduro, o sucessor de Hugo Chávez, já admitiu a derrota e afirmou que o partido reconhece “os resultados adversos” destas eleições.

A aliança da oposição, formada por partidos conservadores e de centro, diz estar confiante de que vai obter 112 cadeiras. Ainda faltam entregar 22 para finalizar a contagem.

Caso isso se venha a confirmar, será possível aprovar leis que permitirão reverter a política do governo atual como, por exemplo, a libertação de presos políticos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que acaba de acontecer na Venezuela, é uma prova de que a linha política afeta aos ideais de Hugo Chaves, não era a feroz ditadura que se apregoava e, como provam os resultados das eleições recentes, a aposição venceu, A oposição venceu por dois motivos principais, um porque a chantagem económica sobre os venezuelanos foi apertando ao longo dos últimos anos mas também porque o partido de Nicolás Maduro não foi capaz de superar os erros e as dificuldades. Agora, é importante que os venezuelanos melhorem a sua vida.

    • Não sei porquê, vejo neste comentário um certo saudosismo do ”socialismo Chaves/Maduro”. Está na hora do sofrido povo venezuelano ter comida e bens de primeira necessidade nas prateleiras supermercados. Está na hora do povo venezuelano ter a qualidade de vida que merece, sem o ”dito socialismo”. Vamos experimentar para ver mas cuidado com a possível invasão por parte dos EUA.

    • ” não era a feroz ditadura “?
      … Os assassinatos direcionados, os presos políticos, as perseguições, os desaparecidos… O que será para si “feroz”?
      “Chantagem económica”? Governar não é pregar… Não é por bananas na mesa do povo… XUXALISMO em rede de oligarcas regionais… Infectados de pura cartelização.

  2. Mais um sucesso socialista caído em desgraça, um povo massacrado e obrigado a viver sob o pensamento de uma só cabeça e de barriga vazia, afinal onde param os sucessos socialistas/comunistas, em que país?

  3. O socialismo com eleições não dura muito e isto porque as pessoas querem uma vida melhor especialmente quem trabalha ! ora o socialismo só dá estatismo e a força de futuro em qualquer sociedade não é o estado . Por isso foram !!!!

  4. O privatismo é um roubo, atualização de 2017 mostrou isto com eleições. Nelas ganharam livremente os partidários de Maduro, proponho fuzilamento de quem estoca alimentos e deixa o povo morrer de fome.

RESPONDER

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …