16 anos depois, oposição ganha as eleições (com maioria) na Venezuela

durdaneta / Flickr

-

A oposição venezuelana conquistou este domingo a maioria parlamentar na Assembleia Nacional, quase duas décadas depois do domínio dos socialistas representados por Nicolás Maduro.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), coligação da oposição, obteve 99 das 167 cadeiras do Parlamento venezuelano, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral este domingo.

“Os resultados são como esperávamos. A Venezuela venceu. É irreversível”, afirmou Henrique Capriles, principal figura da oposição e ex-candidato à presidência, citado pela BBC.

Estes resultados invertem assim um período de 16 anos liderado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, que só conseguiu 46 cadeiras.

Maduro, o sucessor de Hugo Chávez, já admitiu a derrota e afirmou que o partido reconhece “os resultados adversos” destas eleições.

A aliança da oposição, formada por partidos conservadores e de centro, diz estar confiante de que vai obter 112 cadeiras. Ainda faltam entregar 22 para finalizar a contagem.

Caso isso se venha a confirmar, será possível aprovar leis que permitirão reverter a política do governo atual como, por exemplo, a libertação de presos políticos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que acaba de acontecer na Venezuela, é uma prova de que a linha política afeta aos ideais de Hugo Chaves, não era a feroz ditadura que se apregoava e, como provam os resultados das eleições recentes, a aposição venceu, A oposição venceu por dois motivos principais, um porque a chantagem económica sobre os venezuelanos foi apertando ao longo dos últimos anos mas também porque o partido de Nicolás Maduro não foi capaz de superar os erros e as dificuldades. Agora, é importante que os venezuelanos melhorem a sua vida.

    • Não sei porquê, vejo neste comentário um certo saudosismo do ”socialismo Chaves/Maduro”. Está na hora do sofrido povo venezuelano ter comida e bens de primeira necessidade nas prateleiras supermercados. Está na hora do povo venezuelano ter a qualidade de vida que merece, sem o ”dito socialismo”. Vamos experimentar para ver mas cuidado com a possível invasão por parte dos EUA.

    • ” não era a feroz ditadura “?
      … Os assassinatos direcionados, os presos políticos, as perseguições, os desaparecidos… O que será para si “feroz”?
      “Chantagem económica”? Governar não é pregar… Não é por bananas na mesa do povo… XUXALISMO em rede de oligarcas regionais… Infectados de pura cartelização.

  2. Mais um sucesso socialista caído em desgraça, um povo massacrado e obrigado a viver sob o pensamento de uma só cabeça e de barriga vazia, afinal onde param os sucessos socialistas/comunistas, em que país?

  3. O socialismo com eleições não dura muito e isto porque as pessoas querem uma vida melhor especialmente quem trabalha ! ora o socialismo só dá estatismo e a força de futuro em qualquer sociedade não é o estado . Por isso foram !!!!

  4. O privatismo é um roubo, atualização de 2017 mostrou isto com eleições. Nelas ganharam livremente os partidários de Maduro, proponho fuzilamento de quem estoca alimentos e deixa o povo morrer de fome.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …