1400 mortes depois, a Golden Gate vai ter uma rede anti-suicídio

 

As autoridades de San Francisco, no oeste dos Estados Unidos, aprovaram o financiamento para a construção de uma rede de prevenção de suicídios ao longo da famosa ponte Golden Gate.

O conselho responsável pela administração da ponte votou por unanimidade um pacote de financiamento, de 55 milhões de euros, para a melhoria.

Desde que a ponte foi inaugurada, em 1937, mais de 1400 pessoas já se suicidaram saltando da Golden Gate.

Em 2013, foi registado um número recorde de 46 suicídios.

A votação marca a última etapa no que tem sido uma campanha de décadas, levada a cabo das famílias dos mortos.

“Para os sobreviventes, ver mais pessoas acrescentadas ao nosso grupo enquanto se espera por um pacote de financiamento tem sido insuportável”, diz John Brooks, cuja filha morreu depois de saltar da ponte, em 2008.

Arrependimento

A instalação de uma rede de aço inoxidável foi aprovada em 2008. Foi escolhida entre outras opções de prevenção de suicídios – como a construção de parapeitos na ponte.

Mas o financiamento para o projecto até agora era um grande obstáculo.

O problema só foi superado quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma lei que permite que barreiras e redes de segurança possam ser financiadas com a ajuda de recursos federais.

O governo em Washington vai assim cobrir quase metade dos custos da obra na Golden Gate.

A rede terá 6 metros de largura em cada lado da ponte e deve ficar pronta apenas em 2018.

Durante uma conferência de imprensa colectiva, na quinta-feira, antes da votação, uma das poucas pessoas que sobreviveram à tentativa de suicídio da ponte contestou o argumento de que potenciais suicidas podem encontrar outras maneiras de se matar, mesmo que as redes sejam instaladas.

Kevin Hines, de 32 anos, disse que sentiu “arrependimento imediato” assim que saltou.

“Nenhuma alma, nenhuma alma a mais será perdida para a ponte”, disse Hines.

vgm8383 / Flickr

Uma das mais famosas pontes do mundo, a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos

Uma das mais famosas pontes do mundo, a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Britânicos que divulgaram imagens de Emiliano Sala na morgue condenados a pena de prisão

Os dois britânicos acusados de terem acedido e divulgado imagens do corpo do jogador argentino, que faleceu num acidente de avião, foram condenados a penas de prisão efetivas. Segundo o Observador, um homem e uma mulher …

Lionel Messi ganha prémio The Best pela sexta vez

O futebolista argentino conquistou, pela sexta vez, o prémio The Best da FIFA, , durante a cerimónia que decorreu em Milão, Itália, sucedendo ao croata Luka Modric. O argentino Lionel Messi, de 32 anos, regressou ao lote …

Lágrimas de cristal. Jovem chora "diamantes" em vez de lágrimas

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico "inferno". Satenik Kazarián, uma arménia de apenas …

UGT defende aumento do salário mínimo para 660 euros em 2020

A União Geral de Trabalhadores (UGT) reivindicou, esta segunda-feira, a subida do salário mínimo para 660 euros em 2020, para que se atinja um patamar de, pelo menos, 800 euros no final da próxima legislatura …

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …