1400 mortes depois, a Golden Gate vai ter uma rede anti-suicídio

 

As autoridades de San Francisco, no oeste dos Estados Unidos, aprovaram o financiamento para a construção de uma rede de prevenção de suicídios ao longo da famosa ponte Golden Gate.

O conselho responsável pela administração da ponte votou por unanimidade um pacote de financiamento, de 55 milhões de euros, para a melhoria.

Desde que a ponte foi inaugurada, em 1937, mais de 1400 pessoas já se suicidaram saltando da Golden Gate.

Em 2013, foi registado um número recorde de 46 suicídios.

A votação marca a última etapa no que tem sido uma campanha de décadas, levada a cabo das famílias dos mortos.

“Para os sobreviventes, ver mais pessoas acrescentadas ao nosso grupo enquanto se espera por um pacote de financiamento tem sido insuportável”, diz John Brooks, cuja filha morreu depois de saltar da ponte, em 2008.

Arrependimento

A instalação de uma rede de aço inoxidável foi aprovada em 2008. Foi escolhida entre outras opções de prevenção de suicídios – como a construção de parapeitos na ponte.

Mas o financiamento para o projecto até agora era um grande obstáculo.

O problema só foi superado quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma lei que permite que barreiras e redes de segurança possam ser financiadas com a ajuda de recursos federais.

O governo em Washington vai assim cobrir quase metade dos custos da obra na Golden Gate.

A rede terá 6 metros de largura em cada lado da ponte e deve ficar pronta apenas em 2018.

Durante uma conferência de imprensa colectiva, na quinta-feira, antes da votação, uma das poucas pessoas que sobreviveram à tentativa de suicídio da ponte contestou o argumento de que potenciais suicidas podem encontrar outras maneiras de se matar, mesmo que as redes sejam instaladas.

Kevin Hines, de 32 anos, disse que sentiu “arrependimento imediato” assim que saltou.

“Nenhuma alma, nenhuma alma a mais será perdida para a ponte”, disse Hines.

vgm8383 / Flickr

Uma das mais famosas pontes do mundo, a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos

Uma das mais famosas pontes do mundo, a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …