Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

(cv) FAP

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O barco transportava 200 pessoas e afundou-se no sábado, poucas horas depois de deixar a cidade de Mbour, situada a cerca de 100 quilómetros de Dakar, noticiou a agência Reuters. Cerca de 70 pessoas foram resgatadas, revelou ainda a OIM, acrescentando que este foi a naufrágio mais mortal de 2020.

Os órgãos de comunicação locais divulgaram um vídeo no qual é possível ver um barco de pesca a dirigir-se em direção aos náufragos para os ajudar, aproximando-se de uma espessa coluna de fumaça em alto mar.

“Apelamos à unidade entre governos, parceiros e a comunidade internacional para desmantelar as redes de tráfico que tiram partido da juventude desesperada”, disse em comunicado o chefe da missão da OIM no Senegal, Bakary Doumbia, citado pela CNN.

O Governo do Senegal e a OIM organizaram uma missão para viajar a Saint-Louis, com o intuito de avaliar as necessidades dos sobreviventes e fornecer assistência.

As chegadas às Canárias de migrantes da África Ocidental mais do que quadruplicaram desde o início do ano, para cerca de 11 mil, em comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com a IOM. Quatorze barcos que transportavam 663 migrantes tentaram fazer esta viagem apenas em setembro, tendo mais de um quarto naufragado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …