13 estudantes Erasmus mortas em acidente de autocarro em Espanha

Um total de 13 estudantes Erasmus de várias nacionalidades morreram este domingo de manhã quando o autocarro em que seguiam chocou com um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha, informou o governo regional catalão.

De acordo com a Administração Interna do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, além das 14 vítimas mortais outras 30 pessoas ficaram feridas no acidente, quatro delas em estado muito grave.

Os feridos graves foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa, Tarragona.

De momento não há informação de portugueses entre as vítimas mortais ou feridos levados para o hospital que recebeu os casos mais graves.

O autocarro acidentado, pertencente à Autocares Alejandro, empresa sediada Mollet del Vallès, Barcelona, transportava 57 pessoas: o condutor e estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam das tradicionais festas de Páscoa em Valência.

O acidente aconteceu às 6h da manhã, quando o autocarro, que circulava no sentido de Barcelona, perdeu o controle, atravessou a faixa e colidiu com o outro veículo.

O motorista do autocarro sobreviveu ao acidente e estava hoje de manhã à disposição da comissaria de Tortosa dos Mossos de Esquadra, a polícia autonómica da Catalunha, revelou o conselheiro da Administração Interna catalã, Jordi Jané.

Jané adiantou que “tudo indica que o acidente se deveu a factores humanos”, mas ressalvou que aguarda os resultados das investigações para apurar a causa da colisão.

“Estamos chocados. Sabemos que as vítimas são muito jovens e hoje é um dia muito triste”, disse Josep Roncero, presidente da câmara de Freginals, uma povoação de escassos 400 habitantes, uma das primeiras pessoas a chegar ao local.

Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves em Espanha desde 2000 a envolver um autocarro de passageiros.

O acidente com o maior número de mortes nas estradas espanholas aconteceu no dia 6 de julho de 2000, quando um autocarro em que viajavam alunos catalães colidiu com um caminhão de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando a morte de 20 pessoas e  13 feridos graves.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …