13 estudantes Erasmus mortas em acidente de autocarro em Espanha

Um total de 13 estudantes Erasmus de várias nacionalidades morreram este domingo de manhã quando o autocarro em que seguiam chocou com um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha, informou o governo regional catalão.

De acordo com a Administração Interna do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, além das 14 vítimas mortais outras 30 pessoas ficaram feridas no acidente, quatro delas em estado muito grave.

Os feridos graves foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa, Tarragona.

De momento não há informação de portugueses entre as vítimas mortais ou feridos levados para o hospital que recebeu os casos mais graves.

O autocarro acidentado, pertencente à Autocares Alejandro, empresa sediada Mollet del Vallès, Barcelona, transportava 57 pessoas: o condutor e estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam das tradicionais festas de Páscoa em Valência.

O acidente aconteceu às 6h da manhã, quando o autocarro, que circulava no sentido de Barcelona, perdeu o controle, atravessou a faixa e colidiu com o outro veículo.

O motorista do autocarro sobreviveu ao acidente e estava hoje de manhã à disposição da comissaria de Tortosa dos Mossos de Esquadra, a polícia autonómica da Catalunha, revelou o conselheiro da Administração Interna catalã, Jordi Jané.

Jané adiantou que “tudo indica que o acidente se deveu a factores humanos”, mas ressalvou que aguarda os resultados das investigações para apurar a causa da colisão.

“Estamos chocados. Sabemos que as vítimas são muito jovens e hoje é um dia muito triste”, disse Josep Roncero, presidente da câmara de Freginals, uma povoação de escassos 400 habitantes, uma das primeiras pessoas a chegar ao local.

Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves em Espanha desde 2000 a envolver um autocarro de passageiros.

O acidente com o maior número de mortes nas estradas espanholas aconteceu no dia 6 de julho de 2000, quando um autocarro em que viajavam alunos catalães colidiu com um caminhão de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando a morte de 20 pessoas e  13 feridos graves.

ZAP // ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.