Até 11,7 milhões de empregos em risco devido a crise no turismo europeu

Staff / EPA

A crise no turismo desencadeada pela pandemia pode colocar em risco ainda neste ano até 11,7 milhões de postos de trabalho na União Europeia (UE), caso haja necessidade de novo fecho de fronteiras, revelou um estudo do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia.

Embora Portugal não seja dos países mais afetados, o Algarve é uma das zonas de maior impacto, noticiou esta quinta-feira o Diário de Notícias, citando o estudo, desenvolvido pela unidade de investigação para apoio das políticas comunitárias, entre 15 de abril e 15 de junho, para calcular os efeitos das alterações comportamentais dos turistas.

No estudo são revistos três cenários: o pior tem novo encerramento generalizado de fronteiras e o movimento turístico deste ano 68% abaixo do de 2019. Num cenário médio, com procura por destinos domésticos e alternativos, coloca a perda em 52%. Na melhor das hipóteses, as quebras poderão ficar em 38%.

A crise no turismo vai colocar entre 6,6 milhões e 11,7 milhões de postos de trabalho em risco nos 27 países da UE, apontou o estudo. Croácia, Chipre, Malta, Grécia, Eslovénia, Espanha e Áustria deverão ser os países mais afetados.

Em termos regionais, o maior impacto será em zonas mais dependentes do turismo internacional, como o Algarve, onde o emprego na hotelaria tem um peso de 11,9% (o do turismo, em geral, supera os 30%), nos dados citados e relativos a 2018.

As regiões onde o peso do emprego no setor de alojamento é superior a 8% estarão mais vulneráveis, destacando a Grécia, o Egeu Meridional, as ilhas Jónicas e Creta – com percentagens entre os 12,2% e os 29,1% -, o norte de Itália (10,3%), o Tirol austríaco (9,4%) e, em Espanha, as ilhas Baleares (8,8%). A Madeira surge também entre as regiões de maior risco.

Contudo, segundo os autores, os efeitos no emprego poderão ainda ser mitigados face às perdas de resultados registadas pelas empresas do setor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …