Estas são as 100 marcas mais valiosas em Portugal

EDP volta a liderar, TAP foi a que mais desvalorizou. Há gasolineiras, hipermercados, bancos, hospitais, canais TV, clubes desportivos…

Foi revelada a lista das 100 marcas mais valiosas em Portugal, de acordo com o estudo anual da Consultora OnStrategy.

A tabela revela que a EDP é novamente a marca mais valiosa no país. Com diferença considerável em relação a todas as outras.

A EDP está avaliada em 2.751 milhões de euros, longe da segunda classificada, a Galp Energia (1.873 milhões) e da terceira, a Jerónimo Martins (1.048 milhões).

“A marca EDP mantém-se como a marca mais valiosa, algo que ocorre
consistentemente há vários anos”, reagiu João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy.

No top-10 das mais valiosas estão, por esta ordem: Pingo Doce, MEU, Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos, Continente, EDP Renováveis e BPI.

Mais abaixo encontramos três marcas que se destacam, porque cada uma subiu mais de 10% em relação a 2022: Novo Banco (18.º lugar), Lusíadas Saúde (49.º) e Via Verde (96.º).

A marca que mais desvalorizou, no meio de tantos processos complexos, foi a TAP, que desceu mais de 20% e ocupa agora a 26.ª posição, valendo 152 milhões de euros.

Os sectores Energia e Retalho / Distribuição representam 38% (cerca de 19% cada) do valor consolidado das 100 marcas portuguesas mais valiosas. Seguem-se Banca (12%), Petróleo e Gás (11%) e Telecomunicações (7%).

No meio da lista, encontramos diversos sectores, como bebidas (Sagres, por exemplo), hotéis (Pestana), clubes desportivos (os três “grandes” estão próximos uns dos outros) ou comunicação social (SIC é a mais bem classificada). A CP, que não aparecia na lista, é a única empresa de transportes nas 100 marcas mais valiosas, estando na 42.ª posição.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.