100 euros ao coveiro por urna da avó dá processo

Jan Glas / Flickr

-

Um homem confessou hoje em tribunal ter pago 100 euros a um coveiro para que lhe entregasse a urna da avó, a qual guardou em casa quase quatro meses, para, alegadamente, reclamar uma indemnização à Junta de Freguesia de Alverca.

O arguido e a companheira são suspeitos de subornarem o coveiro para que este trocasse a urna de uma familiar com a de outra pessoa, com o objectivo de pedir uma indemnização à Junta de Freguesia de Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, por erro dos serviços.

O homem e a mulher, de 31 e 28 anos, respectivamente, estão acusados pelo Ministério Público (MP) de corrupção activa e de profanação de cadáver, enquanto o coveiro, de 54 anos, responde por corrupção passiva e co-autoria na profanação de cadáver.

Na primeira sessão de julgamento, que decorre no Tribunal de Vila Franca de Xira, o arguido, sem nunca mencionar a questão da suposta indemnização a reclamar à Junta, disse que praticou os factos para “demonstrar que era possível qualquer pessoa retirar as ossadas do cemitério sem qualquer controlo”.

O arguido referiu que, em 2009, a mesma urna da avó desapareceu algumas semanas e ninguém da Junta de Freguesia lhe deu uma justificação. O processo deste episódio foi arquivado, mas decorre ainda uma acção cível contra a autarquia nos tribunais administrativos por “danos morais”.

O homem afirmou que a sua companheira – que não quis prestar declarações – “nunca soube” das suas intenções, as quais passavam apenas por levar a urna com as ossadas da avó para a sua casa. Acrescentou que a ideia de colocar outra urna nesse ossário foi do coveiro, a quem deu, por iniciativa própria, 100 euros, classificando esse seu ato de “generoso”.

Coveiro assume ter recebido o dinheiro

O coveiro – que regressou ao trabalho depois de suspenso quatro meses pela Junta – assumiu hoje ter recebido os 100 euros, mas disse que foi enganado pelo outro arguido.

“O que ficou combinado é que ele só levava os ossos. No dia em que era para levar os ossos, acabou também por querer levar a urna. Ele enganou-me”, sublinhou o coveiro que, à saída do Tribunal de Vila Franca de Xira disse aos jornalistas que aceitou o dinheiro por “necessidade”, uma vez que ia de férias.

Hoje foi ainda inquirida uma funcionária da Junta de Freguesia de Alverca, a qual confirmou que a advogada do arguido enviou, em Setembro de 2011, um fax a solicitar uma reunião com a Junta. Segundo a técnica, no encontro, que aconteceu no início de Novembro, a advogada – a mesma que defende o arguido em julgamento – pediu uma indemnização à autarquia para que houvesse um entendimento e não se avançasse para tribunal, proposta recusada pela Junta de Freguesia.

A próxima sessão ficou agendada para as 09h15 de 11 de Abril.

Segundo o despacho de acusação, a que a agência Lusa teve acesso, em Julho de 2011, o casal terá pago “100 euros” ao coveiro para que entregasse “uma urna com uma ossada completa, não identificada e considerada abandonada”. De seguida, o arguido “dirigiu-se ao ossário da avó e trocou a urna da familiar pela que tinha sido entregue pelo coveiro”.

O neto levou depois a urna com as ossadas da avó na bagageira do carro para casa. De acordo com o MP, o casal “manteve a urna na despensa da habitação durante quase quatro meses”.

O casal foi detido pelas autoridades a 26 de Novembro de 2011, quando tentava devolver a urna ao cemitério de Alverca.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …