“Deus escreve direito por linhas tortas”: 10 frases que não estão na Bíblia

2

Há frases que muitas pessoas dão como garantido que estão escritas na Bíblia, mas não estão. Umas são adaptações, outras são distorções.

Não foi o primeiro caso, não vai ser o último: Daddy Yankee anunciou que deixa o mundo da música para se centrar no mundo da religião.

O protagonista de sucessos como Gasolina ou Despacito disse num concerto que esta mudança é o “momento mais importante” da sua vida.

“Não me envergonho por dizer ao mundo inteiro que Cristo vive em mim e que eu viverei para ele. Este é o fim de um capítulo e o início de um novo”, explicou.

Esta frase é mesmo de Daddy Yankee. Mas há frases, citações, que muita gente (provavelmente o próprio cantor) pensa que estão na Bíblia, mas não estão.

Talvez embalados por esta notícia, encontramos na Bíblia Sagrada Online exemplos dessas confusões.

“O cair é do homem, o levantar é de Deus” – até está presente em canções, é utilizada para justificar erros, mas não está no conjunto de livros. Há um salmo que indica: “O Senhor puxa todos os que caem e levanta todos os que andam curvados”; poderá ser daqui.

“Deus escreve direito por linhas tortas” – talvez a mais famosa desta lista. Numa passagem lê-se: “Pensa naquilo que Deus fez: quem pode endireitar aquilo que nasceu torto?”, que na verdade neste contexto “torto” significa mesmo “inclinado”, não é “errado”:

.

“Quem com ferro mata, com ferro morre” – virá do Evangelho segundo Mateus, onde se lê “Torna a pôr a tua espada na bainha, porque todos os que se servem da espada à espada morrerão”.

“Deus ajuda a quem muito madruga” – mais um ditado popular que não está na Bíblia, mas que aparece nos Provérbios: “Vai ver a formiga, ó preguiçoso; vê como ela faz e aprende a lição. Ela não tem capataz, nem oficial, nem patrão, mas faz as suas provisões de comida no Verão; armazena no tempo da ceifa o seu alimento”.

“O dinheiro é a raiz de todos os males” – quase que está na Bíblia. Mas no original, em Timóteo, lê-se “A raiz de todos os males é a ganância do dinheiro”.

“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem tu és” – em Coríntios lemos “Não se deixem enganar! «As más companhias estragam os bons costumes»”.

“Quem dá aos pobres empresta a Deus” – mais um provérbio popular baseado nos… Provérbios da Bíblia: “Quem faz bem ao pobre empresta ao Senhor: ele lhe retribuirá o benefício”.

“Fazer o bem sem olhar a quem” – entre outras possibilidades, destaca-se a passagem em Gálatas: “Não nos cansemos de praticar o bem pois, se não desanimarmos, teremos a colheita no tempo devido”.

“É a dar que se recebe” – mais uma com clara inspiração bíblica. Nos Actos dos Apóstolos: “Mostrei-vos em tudo que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados e recordar estas palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe”.

“A voz do povo é a voz de Deus” – esta não terá inspiração na Bíblia, ao contrário de todas as anteriores. Aliás, há quem diga que esta frase vai contra o que se deveria dizer, porque se a voz de Deus fosse a voz de muitas pessoas… A origem será a expressão em latim Vox populi, vox Dei.

ZAP //

2 Comments

  1. A adoção do Cristianismo como religião oficial do Império Romano ocorreu no reinado de Constantino, no século IV. Não fosse por isso, as pessoas de hoje talvez rezassem para Júpiter e a Bíblia e Cristo talvez sequer fossem conhecidos.

  2. Na verdade, Constantino apenas fez com que se terminassem as perseguições aos cristãos, em 313. Quem oficializou, digamos assim, o Cristianismo como religião oficial do Império Romano, foi o Imperador Teodósio, em 380 d.c.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.