/

União Europeia e Suíça debatem hoje restrições à imigração

mooncross / Flickr

-

A União Europeia e a Suíça vão reunir-se hoje para debater o impacto do resultado do referendo de dia 9, no qual mais de metade dos suíços aprovou a imposição de quotas para trabalhadores estrangeiros.

O diretor-geral do Serviço Europeu de Ação Exterior, David O’Sullivan, vai receber em Bruxelas o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros suíço, Yves Rossier.

A reunião realiza-se a pedido da Suíça depois de os dois responsáveis terem mantido contactos informais nos últimos dias, indicou à agência espanhola Efe uma porta-voz da Comissão Europeia, Maja Kocijancic.

A Comissão Europeia tinha anunciado, logo no dia do referendo, que iria avaliar as relações bilaterais com a Suíça devido ao facto de os suíços terem aprovado limitações à entrada de cidadãos da União Europeia (UE) no seu mercado laboral.

“A UE vai examinar as implicações dessa iniciativa nas relações UE-Suíça como um todo,” afirmou a comissão num comunicado emitido depois de conhecidos os resultados do referendo.

A proposta de limitar a entrada de cidadãos da UE foi feita pelo Partido de extrema-direita, a União Democrática do Centro (UDC), tendo sido também aprovado pelos suíços o princípio da preferência pelo trabalhador nacional face ao estrangeiro, que se encontrava abolida para todos os trabalhadores oriundos de algum dos países da União Europeia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.