Robots do futuro com bigodes de gato

jadepearli / Flickr

-

Cientistas da Universidade da Califórnia e do Berkeley Lab, nos Estados Unidos, conseguiram reproduzir a sensibilidade dos bigodes dos gatos através do uso da nanotecnologia. O objectivo da novidade é aperfeiçoar os recursos sensoriais dos robots e aparelhos electrónicos no futuro. 

Os “e-Moustaches” são feitos de fibras ultra-sensíveis fabricadas com nano-tubos de carbono e nano-partículas de prata e foram projectadas para responder a pressões tácteis.

O líder do projecto, Ali Javey, explica ao Berkeley Lab News que “os bigodes são pêlos tácteis sensoriais usados por alguns mamíferos e insectos para controlar o estado do vento e escapar de obstáculos ao seu redor”.

Berkeley Lab

Filamentos feitos com nanotubos de carbono e nanopartículas de prata pretendem aperfeiçoar recursos de controle de ambientes e de navegação

Filamentos feitos com nanotubos de carbono e nanopartículas de prata pretendem aperfeiçoar recursos de controle de ambientes e de navegação

De acordo com Javey, os testes mostram que os bigodes electrónicos podem ser até 10 vezes mais sensíveis à pressão do que qualquer outro sensor que exista actualmente no mercado. Por outras palavras, os novos sensores têm sensibilidade muito superior à das tecnologias de touchscreen que existem nos ecrãs dos smartphones actuais.

A facilidade de fabrico, a leveza e o excelente desempenho, permitem adivinhar no futuro muitas possibilidades de aplicações do “e-bigode” no campo da robótica avançada, aperfeiçoando as interfaces de interacção entre os seres humanos e as máquinas.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.