/

Pandas bebés de Macau vão chamar-se Jian Jian e Kang Kang

Os pandas bebés que nasceram em Macau no final de junho vão chamar-se “Jian Jian” e “Kang Kang”, nomes que ditos em conjunto significam “saúde”.

Os nomes dos pandas, revelados este sábado pelo Governo, foram selecionados pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) e pela Base de Pesquisa de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu da província chinesa de Sichuan entre 1.718 sugestões apresentadas pelos cidadãos de Macau.

Do total de propostas, 1.117 sugeriram “Jian Jian” e “Kang Kang”, que significa “saúde”.

“De acordo com a justificação dos participantes sobre os nomes propostos, “Jian Jian” e “Kang Kang” significa crescimento saudável e, ao mesmo tempo, manifesta o mesmo desejo para todos os residentes de Macau”, referiu o IACM.

O mesmo instituto informou que “Jian Jian” e “Kang Kang” estão em boas condições físicas. Com 83 dias, pesam 4,1 quilos e 3,3 quilos e já têm o pelo característico dos pandas gigantes.

Estes são os primeiros pandas nascidos em Macau, filhos do mais recente casal oferecido pela China e cujos nomes, em mandarim (“Xin Xin” e “Kai Kai”) e em cantonês (“Sam Sam” e “Hoi Hoi”), significam “alegria” e “felicidade”.

No comunicado, o IACM refere que “os cidadãos de Macau se mostraram ansiosos por saber o resultado” e que a “grande participação refletiu o amor e entusiasmo da população para com as crias”.

“Foram recolhidos 3.587 boletins com 1.718 sugestões de nomes. Como critérios de seleção dos nomes, o IACM e a Base de Pesquisa de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu da província de Sichuan tiveram em consideração o significado, a boa pronúncia, compreensão fácil e outros nomes já atribuídos a pandas oferecidos ou cedidos pelo Governo Central”, acrescentou.

Dois dos participantes que sugeriram a combinação de nomes vencedora vão ganhar o grande prémio, que corresponde a cinco mil patacas (560 euros) e uma lembrança, após sorteio.

A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer a 3 de outubro, durante a atividade “Celebração dos 100 Dias das crias de panda gigante”.

A revista satírica Macau Concealers, que realizou um concurso alternativo para a escolha dos nomes dos pandas bebés, anunciou esta semana que os 1.024 participantes escolheram os nomes “Tam Tam” e “Wu Wu”.

“Tam Wu” significa “corrupção” em cantonês, explicou a revista à qual está ligada a Novo Macau, a maior associação pró-democracia do território, e que disse ter lançado a iniciativa como forma simbólica de incentivar a participação cívica.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.