Não diga ao seu filho que ele é especial

4

Pais que dizem aos seus filhos que eles são especiais estão mais propensos a criar adultos com altos níveis de narcisismo, de acordo com um estudo que teve como objetivo descobrir as origens do egoísmo extremo.

A pesquisa foi baseada em 565 crianças na Holanda que foram examinadas ao longo de um ano e meio, juntamente com os seus pais. Aqueles que os adultos descreviam como “mais especiais do que as outras crianças”, e como crianças que “merecem algo mais na vida” eram mais propensas a ter maior pontuação em testes de narcisismo do que seus colegas que não eram tratados desta forma.

Os investigadores também mediram a quantidade de supervalorização que os pais davam aos filhos, perguntando até que ponto concordavam com afirmações como: “O meu filho é um grande exemplo para as outras crianças”.

As crianças tinham entre sete e 11 anos quando entraram no estudo. Elas e os pais foram entrevistados quatro vezes, com um intervalo de seis meses entre cada sessão.

“As crianças acreditam quando os pais lhes dizem que são mais especiais do que os outros. Isso pode não ser bom para elas ou para a sociedade”, acredita o coautor do estudo, Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia na Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.

O estudo concluiu que o calor humano paterno e materno e o incentivo podem ser estratégias melhores do que cultivar o ego.

Os jovens que disseram que ouviam muitas vezes que eram amados pelos seus pais estavam mais propensos a mostrar autoestima elevada, mas não narcisismo. As crianças com autoestima elevada não se viam como mais especiais do que as outras, mas concordaram com as afirmações de que estavam felizes consigo mesmas e gostavam de ser como eram.

“As pessoas com autoestima elevada pensam que são tão boas como as outras, ao passo que os narcisistas acham que são melhores do que os outros”, explica Bushman.

O autor principal, Eddie Brummelman, investigador de pós-doutoramento na Universidade de Amesterdão, na Holanda, disse que os pais têm boas intenções quando dizem aos filhos que estes são especiais, mas o estudo mostra que essa prática não ajuda na sua evolução como seres humanos.

Contudo, os pais não são a única causa para o narcisismo dos filhos, afirmam os autores. “Como outros traços de personalidade, isto é em parte também o resultado da genética e dos traços temperamentais das crianças”, revela o texto.

ZAP / Hypescience

4 Comments

  1. Dar importância a uma tese de doutoramento? Não haverá nada mais importante para publicar? Gastam-se palavras em ninharias!!

  2. Quando era puto, as miúdas diziam que eu era bonito, outras vezes diziam que o meu colega era mais bonito do que eu…. e assim por aí adiante…convivi diretamente com adolescentes que não souberam lidar com o facto de serem mais bonitos, ou melhores que os outros….provavelmente foram situações destas que justificaram este estudo…lembro-me também, do meu colega, a quem um médico lhe disse que ele era sobredotado, ter acabado um curso superior com recurso a bastantes cábulas e que tudo resultou numa média de 12 valores!…E pergunto eu, onde está a sobredotagem??? Deveria ter acabado o curso com uma média de 21,5 valores!!! Enfim, quando se estabelecem objetivos mais modestos é mais fácil de estes serem alcançados….Se realmente a pessoa é especial, então que atinja um número maior de objetivos modestos…nem todos têm capacidade para ser astronautas, mas devem ser educados de forma a que se sintam úteis, qualquer que seja a sua função, legítima, no planeta….Já dizia Billie Joe, “I’m not growing up, i’m just burning out”…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.