Yoga ajuda a proteger contra doenças no coração

Fazer yoga pode ser uma boa maneira de se proteger contra doenças cardíacas, especialmente para quem não pode fazer exercícios pesados, de acordo com um estudo feito na Holanda.

Segundo uma revisão de 37 estudos envolvendo cerca de 3 mil pessoas, o yoga foi associado a uma redução de fatores de risco cardíaco, como a pressão arterial elevada e o colesterol, apesar de a prática ainda não fazer parte no rol de recomendações de atividade física semanal.

O yoga é uma antiga forma de exercício que aplica força, flexibilidade e respiração com o objetivo de aumentar o bem-estar físico e mental.

Há vários tipos diferentes de yoga – tântrica, Hatha, Ashtanga ou SwáSthya, por exemplo -, mas a maioria não exige força suficiente para contar para os 150 minutos de intensidade moderada de atividade aeróbica que as autoridades recomendam para proteger coração e pulmões.

O yoga tampouco é cotada como exercício de fortalecimento muscular – algo que as mesmas diretrizes recomendam duas ou mais vezes por semana, todas as semanas.

Calmante

Porém, em comparação com nenhum exercício, a prática de yoga demonstrou benefícios significativos: está relacionada com um risco menor de obesidade, pressão alta e colesterol elevado, segundo o European Journal of Preventive Cardiology.

Comparado com outros tipos de exercícios, como caminhada rápida ou corrida, o yoga teve resultados semelhantes – nem melhores, nem piores – com base nas mesmas medidas de risco cardíaco.

“Estes resultados indicam que o yoga é potencialmente muito útil”, disse Myriam Hunink, da Erasmus University Medical Center, em Rotterdam, que investigou o possível efeito do yoga sobre a saúde do coração.

A revisão não explicou o mecanismo pelo qual o yoga pode ser benéfica, mas especialistas dizem que uma das explicações pode ser o seu efeito calmante. O stress tem sido associado a doenças cardíacas e pressão arterial elevada.

“Os benefícios podem ser decorrentes de trabalhar os músculos e respiração, o que pode trazer mais oxigénio para o corpo, levando a uma menor pressão arterial”, afirma Maureen Talbot, da Fundação Britânica do Coração.

Talbot considera que os benefícios do yoga sobre a saúde emocional já são reconhecidos, mas é preciso mais estudos para avaliar os efeitos da prática de forma mais específica.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.