Humanos isolados do mundo (e no escuro) podem dormir durante dias

A descoberta revela que os ciclos de sono dos seres humanos podem ficar muito mais longos quando se encontram em situações de isolamento e sem luz solar.

As diversas pesquisas feitas sobre este fenómeno motivaram a jornalista Julie Beck, do jornal Atlantic, a analisar e a comparar os vários resultados e todos eles mostraram que as pessoas neste contexto dormiram durante vários dias e acabaram por sofrer grandes tensões a nível mental.

O caso mais conhecido é a dupla de exploradores de cavernas, Josie Laures e Antoine Senni que, na década de 60, viveram durante meses debaixo da superfície da terra, em cavernas separadas.

Quando finalizaram este desafio e voltaram à vida normal, ambos consideravam que tinha passado muito menos tempo do que aquele que realmente tinha passado.

Os investigadores que seguiam a dupla controlavam os seus sinais para detetar qualquer possível deterioração do seu estado de saúde mas não davam nenhuma pista sobre a passagem do tempo.

Senni chegava a dormir, muitas vezes, 30 horas seguidas e acordava a pensar que só tinha dormido uma sesta.

Ao que parece, sem o nascer e o pôr-do-sol para nos guiar, os nossos corpos perdem a noção de quantos dias e semanas estão a passar e mesmo de quando devemos dormir.

“Posso dizer-lhe que o fim foi muito difícil. (…) No início da minha estadia eu lia mas depois perdi a vontade. (…) Nos primeiros dias, o meu gravador recusou-se a funcionar e quando consegui consertá-lo ouvia música. Tirando isso, eu tricotava, tricotava e tricotava e aguardava com expectativa o momento em que finalmente ia ver o Sol”, contou na altura Josie Laures à Associated Press.

Esta experiência serviu como uma importante base para o contexto dos astronautas durante as missões no Espaço. Apesar de não ser a mesma situação, estes homens também enfrentam um longo período de solidão e isolamento.

Esta é uma preocupação cada vez maior nos últimos tempos, sobretudo porque a NASA está a preparar-se para enviar uma missão tripulada a Marte. As investigações mais recentes mostram que os ciclos de sono podem estender-se até 48 horas.

ZAP / HypeSience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.