Freira diz que Maria não era virgem, recebe ameaças de morte e pede desculpas

21

Lucía Camaran / Twitter

A freira argentina Lucía Camaran que é polémica e famosa em Espanha.

Uma freira espanhola recebeu ameaças de morte depois de ter dito, num programa de televisão, que acredita que a Virgem Maria e José faziam sexo.

As declarações foram condenadas pela Igreja e levaram esta monja dominicana a pedir desculpas, mas não sem repetir o que tinha dito e sublinhar que o “sexo é uma bênção”.

A freira Lucía Caram, uma monja dominicana, foi ao programa “Chester In Love”, do canal espanhol Cuatro TV, falar de sexo e não teve papas na língua.

Quando o apresentador Risto Mejide lhe perguntou sobre a virgindade de Maria, a irmã Lucía respondeu que acreditava que ela fazia sexo com José.

“Creio que María estava apaixonada por José e que eram um casal normal, e o normal é fazer sexo. Custa a crer e a digerir. Ficámos agarrados a normas que inventámos sem chegar à mensagem verdadeira”, atirou esta freira que é conhecida pelas suas opiniões contra a corrente da Igreja.

A irmã Lucía disse ainda, que a história da virgindade de Maria não tem “credibilidade” e que “tem que haver uma revolução” porque “as Igrejas estão vazias”.

 

Críticas, ameaças de morte e a condenação da Igreja

Estas declarações despoletaram muitas críticas e a freira até já recebeu ameaças de morte. Foi também lançada uma campanha no site Change.org a pedir à Congregação para a expulsar, considerando que está em causa “um escândalo gravíssimo” e uma “afronta à fé católica”.

Aquando da redacção deste artigo, a petição já tinha sido assinada por mais de 14 mil pessoas.

Entretanto, o bispo da diocese de Vic, onde se situa a Congregação a que a freira pertence, condenou as declarações, notando que “não são conformes com a fé da Igreja”.

“Faz parte da fé da Igreja, desde o início, que Maria foi sempre virgem e que esta verdade de fé foi recolhida e definitivamente proclamada pelo Concílio de Constantinopla, sendo o primeiro dogma mariano compartilhado por católicos e cristãos ortodoxos”, salienta o bispo num comunicado.

Perante a onda de reacções, a irmã Lucía sentiu-se obrigada a esclarecer as suas declarações e a fazer um pedido de desculpas público, através de uma nota à comunicação social que é transcrita na íntegra pelo site Catalunyareligio.cat.

“Se alguém se sentiu ofendido, peço desculpas”, destaca a freira, mas não sem repetir as mesmas ideias que defendeu no programa de televisão.

“Falei de sexo como uma bênção quando se vive sem egoísmos e com respeito pelo outro e manifestei a minha fidelidade à opção de vida que escolhi, vivendo a virgindade como uma opção que se antepôs às dificuldades, pela força da vocação e da missão”, escreve a irmã Lucía.

“Manifestei, como creio, que Maria estava, certamente, apaixonada por José e acredito que ela era uma mulher plena, como demonstra a sua presença discreta, mas contundente nos Evangelhos”, acrescenta.

“Quis manifestar que não me escandalizaria se tivesse tido uma relação de parceira com José, o seu esposo, e creio que tudo isto entra no mistério, no depósito da fé, e também de uma fé que uns vivem e aceitam simplesmente e outros, sem menos simplicidade, com a fé que também procuramos entender”, conclui a freira dominicana.

Ela reafirma também a sua “fidelidade e amor à Igreja, ao Evangelho e ao projecto de Jesus” e sublinha a “certeza de que o sexo não é sujo, nem algo condenável e que o matrimónio e o sexo são uma bênção”.

No seu perfil no Twitter, onde é particularmente activa, a irmã Lucía também comentou o caso, assegurando que as suas palavras não a distanciam “da fé, nem da comunhão com a Igreja”.

A irmã Lucía nota ainda a sua preocupação com o que diz ser uma “leitura fragmentada, ideológica e perversa que alguns martelos de hereges, sedentos de vingança e animados pelo ódio” fizeram das suas palavras, reagindo com “calúnias” e “ameaças sérias” à sua própria vida.

E, a título de mensagem final, reforça que “somos homens e mulheres, livres para amar, e chamados para servir de diversos modos”. No caso dela, diz que está ao serviço dos “mais pobres”.

Uma freira com “cojones

A irmã Lucía é a mais conhecida das freiras espanholas, especialmente pelas suas posições controversas. Num outro programa de televisão, defendeu que ninguém pode condenar se duas pessoas homossexuais resolverem casar.

O jornal La Vanguardia fala dela como uma “monja dominicana que tem tudo menos pêlos na língua” e é conhecida como a “freira cojonera. “Se me chamam monja cojonera, é porque os toco”, disse numa outra entrevista a propósito disso.

Com vários livros publicados e com índices de vendas bem generosos, a irmã Lucía assume, no seu perfil do Twitter, que é “uma freira inquieta e inquietante” que só tenta “ser feliz e fazer felizes os demais”.

A religiosa de 49 anos é considerada uma activista social, em Espanha, particularmente preocupada com os direitos das crianças e é fã do Barcelona, não se inibindo de celebrar no Twitter os golos de Messi.

No programa de televisão que despoletou toda a polémica, a freira também admitiu que já esteve apaixonada e que só não teve uma relação amorosa com um homem para “ficar absolutamente livre para a causa” religiosa.

Na sua típica frontalidade, não se esquivou a falar de assuntos mais íntimos relacionados com a sua sexualidade. “Assim como te disse que sou virgem e que nunca tive relações sexuais, também te digo que não me masturbo“, confessou a irmã Lucía.

SV, ZAP //

21 Comments

  1. A uma opinião normal, com um fundamento lógico, os fundamentalistas católicos reagem com uma anormalidade e repressão medieval. E ainda se admiram de as igrejas irem ficando vazias.

  2. Quer dizer…quem criticou achou que ela era má católica mas criticá-la e ameaça-la de morte é profundamente católico. Está bem está

  3. Evangelho S. Mateus 13:55,56: “Não é este o filho do carpinteiro?+ Sua mãe não se chama Maria e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?+ 56 E não estão todas as suas irmãs conosco? Então, onde ele obteve tudo isso?”
    Era só ler a Bíblia e perceber que esta senhora não disse mentira nenhuma…

    • ESTÁ CORRECTO…O QUE DIZ A BÍBLIA E CONCEBEU VIRGEM, DEPOIS FEZ A SUA VIDA NORMAL COM JOSÉ E TEVE FILHOS… COMO ESTA ESCRITO NA BÍBLIA, A IGREJA CATÓLICA COMO PRECISAVA DE UMA DEUSA “CRISTÔ E QUE INVENTOU QUE OS IRMÃOS DE JESUS DESCRITOS NO EVANGELHO S. MATEUS SERIAM PRIMOS E QUE MARIA NÃO PASSOU PELA MORTE FOI ARREBATADA… ONDE ESTÁ ISSO ESCRITO NÃO SEI MAS QUE ENGANA MUITAS PESSOAS SIM E DEPOIS QUANDO SE QUER DIZER A VERDADE NO CEIO DA IGREJA É SE APEDREJADO…

      • Philippe:
        P.f. não grite que aqui o Simplório não é surdo e não quer ficar surdo! Além de que é má educação vir para cá aos gritos afugentar a clientela.

  4. Afinal tanta gente escandalizada sobretudo dentro da igreja quando afinal são frequentes os escândalos sexuais vindos a público por parte de membros da mesma, penso que esta senhora está dentro da verdade e só essa tem lógica, bom seria que a igreja começasse a encarar o celibato como algo de anormal e imposto sem qualquer lógica que apenas serve para os muitos desvios que forçosamente hão de surgir por parte dos seus membros quer sejam masculinos ou femininos e tudo isto contribui para o descrédito na fé.

  5. A verdade que esta senhora defende, hà muito está descrita na bíblia no texto já aqui citado de Mateus 13:53-56 que fala dos irmãos e das irmãs de Jesus, Também Lucas 2:7 refere-se a Jesus como o “primogênito” de Maria, o que sugere que mais tarde ela teve outros filhos.
    Também Em João 8:19:21 diz: “ Vieram ter com ele então sua mãe e seus irmãos, mas não puderam chegar a ele por causa da multidão.  No entanto, relatou-se-lhe: Tua mãe e teus irmãos estão parados lá fora, querendo ver-te.  Em resposta, ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são estes os que ouvem a palavra de Deus e a praticam.”
    E para quem possa dizer que estes eram irmãos espirituais de Jesus o texto de João 7:5 diz “Seus irmãos, de fato, não estavam exercendo fé nele.” Por isso a bíblia prova claramente que Maria teve mais filhos.
    A igreja católica e outras chegaram ao ponto de chamar a Maria a “Mãe de Deus”. Ela é a mãe do Filho de Deus Jesus; porque Deus não tem mãe como diz o Salmo 90:2 “Antes de nascerem os próprios montes. Ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo,
    Sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus. Deus Não teve mãe!
    A adoração a Maria nem sequer é aprovada pela bíblia que diz que a única adoração deve ser dirigida a Deus. Só para citar o 1ª dos 10 mandamentos diz que Deus exige devoção exclusiva e não permite devoção a qualquer outro.
    Tudo isto comprova que a estes lideres religiosos se aplica o que Jesus disse em Mateus 15:8,9 “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está muito longe de mim. É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.

  6. Deus não criou o Homem; o Homem criou deus!!!
    Penso que em pleno sec. XXI já é mais do que tempo desses parasitas das igrejas/religiões irem trabalhar e deixar de xular/enganar o povo com tretas sem qualquer sentido, baseadas em livros manhosos!…
    As religiões, até a hoje, só serviram para atrasar a evolução e prender o individuo, condicionando a liberdade do pensamento humano.
    As ameaças de morte que esta freira recebeu (apenas por expor a sua opinião), são a prova disso mesmo!!
    Se bem que, de uma religião onde o deus que andou a fazer filhos na mulher dos outros, não se podia esperar nada de bom!…

      • Não?!
        Lamento informar, mas conta (pelo menos!) tanto como tua!!
        Mas, então porque perdes tempo a comentar 9 meses depois?!
        Invés de dares a tua opinião, preferiste implicar com minha, pelo que, além de andares um pouco desfasado no tempo, pareces não dever muito à inteligência…
        Agora vai lá apedrejar a freira!..

  7. É mais que evidente que Maria concebeu um filho da mesma maneira que nasce uma criança aqui na Terra. Não poderia de ser de outra forma. Cristo afirmou ser filho do homem. Cristo quando afirmou ser filho de Deus fê-lo como filho espiritual, tal como todos nós somos filhos de Deus, logo espirituais. Mas na Terra tal como Maria a concepção de uma criança é pela união do óvulo e do esperma. Não se pode derrogar esta evidência ciêntifica. As religiões principalmente a católica está errada e ao afirmar que Maria concebeu ainda virgem é um absurdo dogmático que querem impor aos seus fiéis, como se se tratasse de uma verdade. O facto de Maria ter engravidado de José retira-lhe a sua pureza de coração e sua elevação espiritual? É óbvio que não. A Bíblia não é manhosa, o que aconteceu é ter sido manipulada em proveito das religiões que são apenas humanas e não divinas. Daí erros nos seus dogmas vindos de à milénios. A fé não pode ser cega. Efectivamente não se pode acreditar em absurdos, como este de Maria ser virgem e conceber um filho. Isto vái contra as evidências e como tal não está certo. A posição da Igreja humana católica é mais de um fanatismo religioso, do que assente em factos. O facto de Maria não ser virgem não lhe retira qualquer dignidade. Os absurdos desta como de outras religiões que assentam suas crenças em posições dogmáticas falsas, denotam quanto são humanas e não divinas e que nelas o erro é uma constante e não libertam o Ser do erro e não permitem a sua elevação espiritual. A fé não pode ser cega, mas raciocinada pois só daí advirá
    o esclarecimento. Neste século XXI ainda se perde tempo com disparates que não elevam as religiões humanas e não permitem direcionar as criaturas (fiéis) para aquilo que interessa, que é seguirem a moral Crística, o único propósito que elas deveriam ter se se dizem cristãs (que não são). No actual momento são muitas as evidências de sobrevivência pós-morte, quais as EQM, TCI, fotos, vídeos que demonstram essa realidade. Cristo está de novo nesta Terra através do Espírito de Verdade o Consolador Prometido e vem nos dizer que estamos nos finais dos tempos. Perante esta evidência um só é o caminho a seguir Cristo, o pastor de todo este imenso rebanho. As religiões estão caducas e têm a pretensão de ser o que não são e nunca foram, representantes de Deus e de Cristo na Terra, infalíveis e santas. Cristo neste terceiro milénio vem alertar-vos para que o seguis, e fá-lo isento de dogmas, imposições. Cristo está fazendo de novo um chamamento universal e não a esta ou aquela religião que não o representam. Não culpeis a moral crística devido às religiões que dele estão ausentes. A sua moral é sublime perante a imortalidade da alma. Ele não faz escravos como as religiões mas quer a libertação desta humanidade e que esta siga buscando a verdade e que todos o sigam, independentemente se têm ou não alguma religião. Não existem aqui eleitos pois todos estamos em patamares inferiores de evolução espiritual. O que vos quero dizer é que as religiões estão caducas e muito longe da verdade que Cristo vem de novo trazer a esta Terra. Cristo quer homens livres, aptos a raciocinar e enveredarem pela sua transformação moral, pois existindo vida pós-morte esse deve ser o propósito de todas as criaturas atendendo à sua vida futura. É isto que se deveria esperar das religiões e que não se mantivessem presos a dogmas e crendices sem sentido. Não julgueis Cristo pelas falsas religiões mas pelo que aquilo que ele foi, nos ensinou e de novo vem ensinar, pois como digo está de novo presente com ser espiritual elevado e puro que é.

  8. É triste chegarmos ao Séc. XXI e ainda estarmos sujeitos a tanto analfabetismo humano e crendice imbecil. É triste mas é o resultado de quase 2000 anos de domínio desta igreja que apela exclusivamente à ignorância contra o conhecimento, à angústia, dôr, sofrimento, medos, pecados e culpa contra a vida plena, consciente e feliz. Desafio seja quem fôr a entrar numa igreja católica e encontrar UM símbolo / sinal de alegria na vida ! É só martirizados, flechados, crucificados, espinhados, a revirar os olhos em agonias várias ! Repugnante! Nos últimos 100 anos, tendo diminuído o peso desta seita nas sociedades ocidentais, a humanidade CRESCEU de conhecimento de uma forma incrível ( há pouco mais de 100 anos ainda se andava de carroça e hoje há satélites criados pelo homem a viajar pelo espaço galáctico ) . Onde há mais sofrimento e dôr, vai-se ver e há sempre uma religião a estabelecer a “estrutura mental” ( ou falta dela) do sítio . Arranjem uma vacina e erradiquem estas seitas como se fez com a varíola !

  9. Amigos, estamos a discutir o que não tem discussão. O Abraão foi um génio, quando criou um deus à sua imagem e semelhança. E qual era a imagem de Abraão? É só ler a bíblia. Lá esta bem explicito que enriqueceu a vender a mulher (Sara) aos Generais egípcios e depois ao próprio Faraó. Corrido do Egípto, continuou a vendê-la nomeadamente ao Rei Abimaleque, de quem teve um filho (Isaac) . O Abraão vendeu sempre a mulher, dizendo que era sua irmã… Este deus, criado por Abraão era exclusivamente Judeu e, dizia que era o único deus existente…
    Depois outros povos se apoderaram deste deus, que queimava, afogava matava a fio de espada, crianças, velhos e todos os que não seguissem cegamente as religiões que daí derivaram. A religião católica, e outras, juntaram a este deus o pobre e bem intencionado Jesus. Entretanto surgiu um problema: esses deuses eram homens! A Igreja católica, sempre muito avançada na arte de enganar, descobriu um grande filão: Endeusar Maria. Passou a ter uma mulher para adorar. Com isso aumentou imenso o número de cegos que a seguem esta religião (veja-se o que acontece em Fátima…). Agora estamos a discutir se Maria, que era casada, fazia sexo com José? Os dirigentes da Igreja Católica consideram essa prática um pecado grave. Esquecem que todos eles foram fruto desse pecado. Muitos deles perece que só consideram pecado o sexo de um homem com uma mulher; por isso a maioria deles faz sexo com outros homens e o que é monstruoso: com crianças. Estes Burlões vivem na impunidade, gozam e vivem uma vida faustosa à custa de milhões de pobres que eles enganam, sabendo que vivem da mentira, que incutem logo nos recém-nascidos. Estas vítima, ao crescerem, vão ter muita dificuldade em se libertarem dos medos e das vâs promessas e recompensas no Além.. Como se punha fim a esta tramóia? Condenando e punindo estes burlões, que vendem bilhetes de Lotaria que não têm qualquer prémio. Quem vende algo, sem conseguir provar o seu valor, tem que ser punido por enganar os incautos e os pobres de espírito. Até quando temos que suportar esta gentalha?
    José Gonçalves

    • Muito bem explicado!!
      Concordo inteiramente!
      Mas, como vai ser difícil acabar com esses parasitas vendedores da fé e de deus (que são uma máfia muito bem organizada e com muito poder), a solução passa por educar as pessoas para as afastar do obscurantismo e da ignorância que fez a Igreja prosperar!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.