Perito americano alerta para as 5 faíscas que podem desencadear a 3ª Guerra Mundial

8

Os líderes mundiais deveriam estar cientes dos potenciais perigos dos seus “jogos” de guerra e fazer o que for preciso para impedir a escalada dos conflitos mais perigosos do mundo, alerta Robert Farley, um especialista da Universidade de Kentucky, nos EUA.

Os grandes conflitos mundiais tiveram origem em acontecimentos locais, como o início da 1ª Guerra Mundial depois do assassinato do arquiduque Francisco Fernando em Sarajevo, em 1914. Robert Farley aponta cinco cenários potenciais – “nenhum provável, mas todos possíveis” – que podem despoletar um conflito à escala global.

O primeiro dos conflitos de alto risco é a guerra na Síria, escreve Farley num artigo para a revista The National Interest. A propagação do Estado Islâmico é uma das maiores preocupações do mundo, incluindo da Rússia, França e EUA. Mas, mesmo se esses países se juntarem numa coligação, as tensões internas dentro da aliança poderão aumentar devido a planos diferentes sobre o futuro da Síria.

A guerra entre as forças externas no território sírio poderá arrastar rapidamente para o conflito países como a Turquia, o Irão e a Arábia Saudita, bem como outros países de zonas distantes do globo.

O difícil relacionamento entre a Índia e o Paquistão, capaz de se deteriorar a qualquer momento, é outra possível “faísca”. Se os grupos radicais apoiados por Islamabad realizarem atentados terroristas na Índia como aqueles que ocorreram em Bombaim em 2008, a paciência de Nova Deli não se manterá por muito tempo.

Neste cenário, se o Paquistão sofrer uma grande derrota às mãos da Índia, o uso de armas nucleares táticas poderá ser visto por Islamabad como a única maneira de resolver a situação depois de esta ter escalado, observa Farley.

O especialista afirma ser muito provável, nessa situação, que os EUA, que reforçaram os seus laços com a Índia nos últimos anos, venham a entrar na guerra, assim como a China, que poderia tomar o lado do Paquistão.

A terceira razão possível poderia aparecer no mar da China Oriental, onde durante os últimos dois anos a China e o Japão têm levado a cabo um perigoso jogo político sobre as Ilhas Senkaku/Diaoyu. Ambos os Estados reivindicaram esses territórios e implantaram as suas Forças Armadas nas zonas próximas. Se esse conflito deflagrar, os Estados Unidos, vinculados por um acordo de cooperação e segurança, ficarão do lado do Japão, aliado de longo prazo.

Farley observa que, nessa situação situação, a China provavelmente agiria primeiro, lançando um ataque contra a infraestrutura militar dos EUA na região.

Além disso, a situação no mar da China Meridional continua a suscitar a preocupação mundial por causa do confronto entre os EUA e unidades navais e aéreas chinesas. A perda do autocontrolo por qualquer um dos lados pode resultar em consequências terríveis. Uma guerra entre Pequim e Washington seria uma catástrofe em si, mas o ponto aqui, de acordo com Farley, é que muito provavelmente o Japão e a Índia se intrometeriam na guerra.

Finalmente, o último ponto da lista de Farley é a crise na Ucrânia. O resultado de toda a situação depende em grande parte de em que medida a NATO está pronta a interferir nos assuntos internos do país, destacou o especialista.

Se a NATO intervier na Ucrânia, a Rússia será forçada a tomar contramedidas. Além disso, qualquer ataque a qualquer dos países-membros da aliança poderá desencadear uma ofensiva da NATO.

Farley conclui afirmando que as potências mundiais nem sempre compreendem como os jogos de guerra são perigosos – e que, hoje em dia, os líderes dos países mais poderosos deveriam permanecer vigilantes e mitigar as crises ao redor do mundo, ao invés de contribuir para escaladas dos conflitos.

SN

8 Comments

  1. Eu vejo cinco “faíscas” para provocar a III Guerra Mundial (e a última…): EUA, EUA, EUA, EUA, EUA, EUA… Eu escrevi seis? Enganei-me! Era para escrever mais, mas não há espaço!

    Nota: Tudo onde os EUA tocam, estraga-se. TUDO! Mas se o Trump ganha… Aí temos a III…

    • Tu nasceste e vives com uma qualidade e esperança de vida apoiada em medicina e tecnologia em grande parte descoberta ou inventada nos EUA, esses cabrões imperialistas, e vives rodeado dos pequenos luxos que os sacanas dos capitalistas dos EUA inventaram, escreveste esse teu comentário usando um computador ou telemóvel que mesmo que tenha sido fabricado na China foi inventado pelos fdp dos EUA, enviaste o comentário através da Internet que os porcos dos EUA inventaram, e pudeste escrever em paz e sossego o que te apetece porque vives num país onde, mesmo que os cachorros dos EUA te estejam a vigiar e espiem o que escreves, não corres o risco de por isso ir parar a um gulag.
      Porque o pior mesmo nesses patifes dos americanos, é que podem discordar de tudo o que tu dizes, mas lutam por ti se for preciso para que tu tenhas o direito de o dizer.

      • Curiosamente concordo com quase tudo o que disseste, excepto a parte final… Eles lutam por mim? Deves estar a brincar, concerteza! Eles só lutam por eles (os ricos)! E mais ninguém! Fomos nós (os portugueses) que conquistamos a nossa liberdade e não os fdp dos americanos. Posso consumir muito do que eles produzem ou inventam, mas não deixo de ver o que eles realmente são: Terroristas (os bons, porque todos os outros são os maus)!

  2. Não há quanto a mim políticos melhores ou piores na sua ganância por mandar nos outros por serem de direita ou de esquerda,à parte de algum tresloucado tipo Kim-jong-un, o mal de todos é mesmo quererem ser o mais forte praticam terrorismo de Estado com guerras e venda de armas e droga depois queixam-se de que são vítimas dos amigos que entretanto se transformaram em inimigos e não têm emenda porque se sentem bem protegidos e no final as vítimas são sempre o mexilhão.

  3. VIVEMOS COM O RECEIO DE UMA GUERRA COM A UNIAO SOVIETICA, AGORA PASSOU PARA O ESTADO ISLAMICO,NO FUTURO SERA A CHINA,COMEÇAM POR DAR COMIDA A UM PEQUENO LAGARTO,E QUANDO CRESCE, TEM UM CROCODILO QUE OS COMEÇA A MORDER,DECIDEM PARAR,PODE SER QUE UM DIA PAREM TARDE DEMAIS,TODOS ESTES PERIGOS CRESCERAM AO PONTO DE SE TORNAREM PERIGOSOS,GRAÇAS AO DINHEIRO DO OCIDENTE .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.