/

Cientistas criam o material mais resistente de sempre

(dr) carbyneventures.com

-

A busca pelos materiais mais leves e resistentes possíveis levou à criação do grafeno e nanotubos de carbono, mas agora os cientistas conseguiram criar um material que os supera: o “carbyne”.

O carbyne, uma forma exótica de carbono, que consiste numa fileira de átomos individuais de carbono, já tinha sido simulado por investigadores, e prometia ter propriedades de resistência e rigidez que superavam todos os materiais conhecidos.

Infelizmente, é altamente instável, o que o tornava bastante difícil de sintetizar… até agora.

Investigadores da Universidade de Viena, conseguiram criar carbyne com sucesso e em forma estável, e em secções muito mais longas do que anteriormente (6400 átomos versus os 100 átomos das experiências anteriores).

E o truque para o conseguir nem foi assim muito complicado: consistiu em criar esta fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno, que serve de protecção ao carbyne e lhe dá a estabilidade necessária.

(dr) Thomas Pichler et al / Nature

O carbyne é uma fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno

O carbyne é uma fileira de átomos de carbono dentro de um cilindro de grafeno

Segundo as simulações matemáticas, o carbyne deverá ser mais resistente que o grafeno e o diamante, e ter o dobro da rigidez dos materiais actuais.

O estudo, liderado pelo físico Thomas Pichler, investigador da Universidade de Viena, foi publicado no início deste mês na revista Naure.

Mais um pequeno passo para o Homem… mas um grande passo a caminho de um material que permita finalmente criar o tão antecipado elevador espacial?

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.