/

Cidade queima dinheiro para gerar electricidade

Vmenkov / wikimedia

Vmenkov / wikimedia

Uma cidade chinesa gera parte da electricidade necessária ao seu funcionamento com a incineração de dinheiro.  Não, não é um caso extremo de riqueza! É, simplesmente, uma questão ambiental e de eficiência.

É preciso notar que estamos a falar de notas danificadas, isto é, já retiradas de circulação. Estas são usadas pela companhia de electricidade de Luoyang, na Província de Henan, na região central da China, para produzir energia, sendo preferidas ao tradicional carvão.

Uma tonelada de notas queimadas pode gerar mais de 600 kilowatts de electricidade e é melhor para o ambiente,  eis os argumentos que estão na base da decisão da empresa de energia, conforme relata a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O procedimento foi autorizado pelo Banco Central Chinês, dando-se assim um destino mais profícuo às notas retiradas de circulação que eram, geralmente, aproveitadas apenas pela indústria da papelaria ou simplesmente destruídas.

Com a incineração das notas, a empresa de energia pode “ajudar a gerar 1.32 milhões de kilowatts de electricidade anualmente, o que equivale a queimar 4,000 toneladas de carvão“, adianta um elemento do Banco Central Chinês à Xinhua.

E, perante os proveitos evidentes, a ideia poderá em breve vir a ser aplicada a empresas de energia do resto do país.

O Banco de Inglaterra também chegou a aproveitar a energia gerada pela incineração de notas fora de circulação para o aquecimento da instituição. Mas esse procedimento terminou em 1990, depois de se considerar que os benefícios, em termos ambientais e económicos, não eram relevantes.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.