Astrónomos russos descobrem asteróide potencialmente perigoso

State Farm / Wikimedia

-

A rede de telescópios robóticos Master, criada por astrónomos russos, descobriu mais um asteróide potencialmente perigoso: o 2014 UR116.

Caso o asteróide agora descoberto colidisse com a Terra, a explosão seria milhares de vezes maior do que a do meteorito de Chelyabinsk, revela o serviço de imprensa da Universidade Estatal de Moscovo.

Segundo a RVR, o novo asteróide, com 370 metros de envergadura, foi baptizado de 2014 UR116.

A trajectória do 2014 UR116 ainda não foi determinada com precisão, não estando afastada a possibilidade de que se aproxime da Terra ou a hipótese teórica de uma colisão com o planeta.

Este é o terceiro, e o maior até agora, corpo celeste descoberto pela rede de telescópios robóticos Master.

Os dois maiores asteróides descobertos, 2013 SW24 e 2013 UG1, mediam 250 e 125 metros, respetivamente.

A rede Master está em actividade desde 2010. É constituída por telescópios robóticos duplos de pequeno porte, de cerca de 40 cm de diâmetro, com um amplo campo de visão.

Os telescópios estão equipados com dispositivos de orientação ultra-rápidos, o que assegura uma monitorização praticamente contínua do espaço.

ZAP / RVR