Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Hugo Delgado / Lusa

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar com o domínio do Zorya Luhansk, que atacou muito, mas só conseguiu reduzir perto do fim, fixando o 2-1 final. Paulinho e Nico Gaitán foram os heróis da partida.

Logo aos três minutos, Ricardo Esgaio arrancou um cruzamento da direita e Paulinho, na grande área, desviou com classe para o 1-0, no primeiro ataque dos portugueses. Aos 11 o grande momento do primeiro tempo. A estrear-se em jogos oficiais pelo Braga (o primeiro que realizou desde a paragem de todas as competições devido ao Covid-19), Nico Gaitán rematou com potência e colocação, num gesto técnico perfeito, à entrada da área, para o 2-0.

Dois golos de rajada que obrigaram os ucranianos a subir e a atacar e chegaram mesmo ao descanso com números superiores, na posse de bola, na qualidade do passe e até na quantidade de remates. No entanto, os minhotos enquadraram os únicos três disparos que realizaram e capitalizaram essa qualidade ofensiva em golos. Gaitán, com um rating de 7.2, liderava os ratings, pelo golo e pelos dois dribles eficazes.

Confortável com a vantagem, o Braga não precisou de ir para cima do seu adversário e esperou por ele. O Zorya teve sempre mais bola no segundo tempo, embora em termos ofensivos não tenha conseguido rematar com tanta facilidade. O mesmo na outra extremidade, com os minhotos a chegarem aos 70 minutos sem qualquer acção com bola na área ucraniana. Contudo, o jogo parecia controlado pelos portugueses… e estava mesmo, com os homens da casa a fazerem o seu golo já para lá da compensação, com um bom remate de Dmitriy Ivanisenya.

Nicolás Gaitán 7.0 – Grande regresso à competição do argentino. Ainda não é capaz de completar 90 minutos (jogou 66), mas enquanto esteve em campo deu para recordar a “magia” de Nico. O grande golo de marcou foi a cereja no topo de um bolo que teve ainda como “ingredientes” dois dribles eficazes (100%), quatro recuperações de posse e duas intercepções.

Paulinho 6.4 – O seu golo aos três minutos deu o mote. O ponta-de-lança entrou de rompante na área ucraniana para corresponder com categoria a um cruzamento de Esgaio. Fez ainda um passe para finalização e ajudou defensivamente com três alívios.

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …