Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Hugo Delgado / Lusa

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar com o domínio do Zorya Luhansk, que atacou muito, mas só conseguiu reduzir perto do fim, fixando o 2-1 final. Paulinho e Nico Gaitán foram os heróis da partida.

Logo aos três minutos, Ricardo Esgaio arrancou um cruzamento da direita e Paulinho, na grande área, desviou com classe para o 1-0, no primeiro ataque dos portugueses. Aos 11 o grande momento do primeiro tempo. A estrear-se em jogos oficiais pelo Braga (o primeiro que realizou desde a paragem de todas as competições devido ao Covid-19), Nico Gaitán rematou com potência e colocação, num gesto técnico perfeito, à entrada da área, para o 2-0.

Dois golos de rajada que obrigaram os ucranianos a subir e a atacar e chegaram mesmo ao descanso com números superiores, na posse de bola, na qualidade do passe e até na quantidade de remates. No entanto, os minhotos enquadraram os únicos três disparos que realizaram e capitalizaram essa qualidade ofensiva em golos. Gaitán, com um rating de 7.2, liderava os ratings, pelo golo e pelos dois dribles eficazes.

Confortável com a vantagem, o Braga não precisou de ir para cima do seu adversário e esperou por ele. O Zorya teve sempre mais bola no segundo tempo, embora em termos ofensivos não tenha conseguido rematar com tanta facilidade. O mesmo na outra extremidade, com os minhotos a chegarem aos 70 minutos sem qualquer acção com bola na área ucraniana. Contudo, o jogo parecia controlado pelos portugueses… e estava mesmo, com os homens da casa a fazerem o seu golo já para lá da compensação, com um bom remate de Dmitriy Ivanisenya.

Nicolás Gaitán 7.0 – Grande regresso à competição do argentino. Ainda não é capaz de completar 90 minutos (jogou 66), mas enquanto esteve em campo deu para recordar a “magia” de Nico. O grande golo de marcou foi a cereja no topo de um bolo que teve ainda como “ingredientes” dois dribles eficazes (100%), quatro recuperações de posse e duas intercepções.

Paulinho 6.4 – O seu golo aos três minutos deu o mote. O ponta-de-lança entrou de rompante na área ucraniana para corresponder com categoria a um cruzamento de Esgaio. Fez ainda um passe para finalização e ajudou defensivamente com três alívios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.