Zenit afetado pelo corona e deverá perder dois jogos por 20-0 (no basquetebol)

1

Comitiva russa apresenta 13 casos confirmados e não viajou até Espanha, onde iria disputar dois encontros da Euroliga.

A Euroliga de basquetebol arrancou no primeiro dia de outubro mas já está a alterar o seu calendário por causa do novo coronavírus. As jornadas três e quatro não vão ser disputadas na sua totalidade por causa do surto do vírus na Rússia, no Zenit. O emblema de São Petersburgo já confirmou que 13 elementos apresentaram testes positivos à covid-19.

Oito desses afetados são jogadores e por isso a equipa não viajou até Espanha, onde iria defrontar o Baskonia, nesta terça-feira, e o Valência, dois dias depois. A própria Euroliga já confirmou que esses dois duelos não vão ser realizados.

As regras da maior competição europeia de clubes indicam que uma equipa tem de chegar ao pavilhão com, no mínimo, oito jogadores disponíveis. O Zenit só tem seis basquetebolistas prontos para jogar. A direção russa ainda anunciou que iria “tentar jogar com um número mínimo de jogadores” mas não conseguiu juntar os atletas suficientes e pediu o adiamento da partida.

A organização do torneio acrescenta que está um processo a decorrer e o Júri Disciplinar da competição vai em breve anunciar a sua decisão sobre esta situação, tendo em conta as novas regras; mas o jornal Mundo Deportivo avisa já que a equipa de São Petersburgo vai perder os dois jogos por 20-0, se o regulamento for cumprido – a derrota por estes números é aplicada quando uma equipa não consegue ter oito jogadores disponíveis para um encontro.

O Zenit era, até esta terça-feira, um dos líderes da Euroliga, já que tinha vencido nas duas jornadas anteriores.

ASVEL (França), Barcelona (Espanha), Khimki (Rússia), Žalgiris (Lituânia) e CSKA (Rússia) também já confirmaram casos positivos, desde que a Euroliga começou. Aliás, as notícias à volta do novo coronavírus multiplicam-se, o que levou a Euroliga a criar uma página no seu site oficial só sobre a covid-19.

NMT, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.