Mãe solteira vendia mel para sustentar a família, até ser processada por Mel Gibson

Miel Gibson

Dois frascos de Miel Gibson.

A chilena Yohana Agurto criou um negócio de mel, fazendo um trocadilho com o nome de Mel Gibson. O ator norte-americano decidiu processá-la, mas a história pode ter um final feliz.

Yohana Agurto é uma professora chilena que perdeu o seu emprego durante a pandemia de covid-19. Com a preocupação de sustentar os seus quatro filhos, esta mãe solteira teve uma ideia empreendedora para solucionar os seus problemas.

Agurto lembrou-se que tinha uma grande quantidade de mel orgânico na despensa. Através de um trocadilho de palavras com ‘mel’ e o ator norte-americano ‘Mel Gibson’, e com a ajuda de um designer gráfico amigo, desenhou um logótipo da icónica personagem do filme “Braveheart”.

Imprimiu uma série de logótipos em casa e colou nos frascos de mel orgânico que tinha em casa. Assim, surgiu o “Miel Gibson”. O dinheiro conseguido com o pequeno negócio permitiu-lhe pagar as contas e pôr comida na mesa para os seus quatro filhos.

O problema foi quando recebeu um email dos advogados do ator norte-americano, escreve o The New York Times. “Chegou ao meu conhecimento que você está a usar ilegalmente o nome e/ou imagem e/ou biografia do Sr. Gibson para comercializar ou vender produtos de mel”, lia-se no email. A equipa de advogados pedia que o negócio fosse cessado.

Embora tivesse ficado preocupada, alguns dos seus amigos aconselharam-na a ignorar a mensagem, sustentando que nenhum advogado norte-americano iria perder tempo a tentar fechar um pequeno negócio de mel orgânico caseiro no Chile.

Com medo do que pudesse acontecer, Agurto eliminou o endereço de email que tinha criado para o ‘Miel Gibson’. Além disso, após dedicar tanto tempo e dedicação ao negócio, decidiu vir a público com a litigação de que foi ameaçada.

Para além de publicidade gratuita com a atenção mediática que atraiu, Agurto recebeu várias encomendas e aconselhamento jurídico de alguns advogados.

“Ando a dormir três horas por noite”, disse a chilena ao jornal americano. “Tenho centenas de mensagens às quais não respondi”.

Agora, com a ajuda de um advogado chileno, Agurto espera chegar a um consenso com a equipa legal de Mel Gibson. A marca quer manter o nome, deixando apenas de usar a imagem do ator.

https://twitter.com/Miel_Gibson_/status/1294138451369943041

“Nada disto tem o objetivo de impedir que alguém ganhe um salário ou crie um negócio”, disse a advogado de Gibson em comunicado. “Mas existem canais adequados para contacto e autorizações pelas quais você precisa de passar para ter a certeza de que tem a aprovação para tal uso”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tremenda idea la de la profesora chilena! Ojalá puedan llegar a un acuerdo porque aunque es verdad que no se debe usar el.nombre ni la imagen de nadie sin autorización, fue por una buena causa. Buena suerte!

RESPONDER

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …