/

Wordle apresenta duas palavras no mesmo dia. Uma coincidência chamada “feto”

Diverse Stock Photos / Flickr

Nesta segunda-feira não houve apenas uma resposta certa para o jogo de palavras. The New York Times já explicou o que aconteceu.

Primeiro: vêm aí as palavras-mistério do Wordle desta segunda-feira. Quem costuma jogar e ainda não jogou, é melhor não ler o resto.

Segundo: vamos à curiosidade que originou este artigo.

O dia 9 de Maio apresentou a palavra fetus. Feto, em português. A surpresa e a confusão surgiram quando, ao partilhar o resultado com outras pessoas, os jogadores repararam que havia outra resposta certa para o jogo do mesmo dia.

Outras pessoas chegaram à palavra-mistério, escrevendo shine. Em português, “brilhar”.

Convém explicar – ou recordar – que o Wordle só tem uma palavra por dia. A palavra é substituída, à meia-noite de cada dia.

O jornal The New York Times, que há três meses comprou o Wordle, já reagiu, explicando o que aconteceu.

Num comunicado, o jornal justifica a anomalia com o facto de os “bastidores” do jogo estarem em fase de transição da plataforma criada pelo engenheiro informático Josh Wardle para a do The New York Times. Uma mudança que origina “desafios” constantes, justifica o diário.

Neste caso o problema foi fetus, uma adaptação nos Estados Unidos da América da palavra foetus. Uma grafia “desactualizada”, lembra o comunicado.

“A resposta original de hoje (fetus) foi colocada no Wordle no ano passado. Descobrimos na semana passada que hoje iria ser apresentada esta palavra. Mas, por causa da actual tecnologia do Wordle, pode ser difícil alterar palavras que já haviam sido inseridas no jogo”, lê-se.

A equipa responsável pelo jogo alterou então a palavra para shine mas não conseguiu chegar a todos os utilizadores. Quem não actualizou o seu separador, a sua janela, ainda viu a palavra “fetus”.

“Queremos sublinhar que esta é uma circunstância muito invulgar”, continuam os responsáveis do jornal norte-americano.

Feto, aborto

A questão central, mais do que técnica ou de grafia, está relacionada com a própria palavra “feto”.

Como o jornal admite no comunicado, a palavra em causa “parece estar intimamente ligada a notícias recentes importantes” – em causa a possibilidade de o Supremo Tribunal dos EUA anular a decisão de reconhecer o direito ao aborto.

“Isso é totalmente não intencional e uma coincidência – a resposta original de hoje foi colocada no Wordle no ano passado”, avisou o The New York Times.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.