De acordo com um relatório que identifica as melhores e piores companhias aéreas da Europa em termos de atrasos e cancelamentos de voos, a TAP é a companhia com maior taxa de voos atrasados. A menos fiável é a italiana Air Dolomiti, a alemã Eurowings é a que tem menos voos atrasados ou cancelados.
Milhares de europeus já estão a preparar-se para as suas férias, mas será que o sector das viagens está preparado para o afluxo de turistas previsto para a próxima época de verão?
De acordo com as Nações Unidas, a Europa recebeu 120 milhões de turistas internacionais nos primeiros três meses do ano, ultrapassando pela primeira vez os níveis anteriores à pandemia.
Ao mesmo tempo, os viajantes enfrentam longos atrasos e cancelamentos de voos, que lhes custam muito tempo e dinheiro.
De acordo com um relatório exaustivo da BestBrokers, que agregou estatísticas de desempenho de pontualidade para todo o ano de 2023 com base em de dados de viagens com sede no Reino Unido, a TAP Air Portugal é a a companhia aérea europeia com maior taxa de voos atrasados: 41,16%.
Segundo os cálculos da BestBrokers, a Air Dolomiti, de Itália, surge como a companhia aérea menos fiável da Europa, com um total de 43,56% de voos atrasados ou cancelados — tabela em que a TAP tem o terceiro pior desempenho, com uma taxa agregada de 41.99%.
No outro extremo, a alemã Eurowings é a melhor companhia aérea da Europa em termos de pontualidade. Apenas 5,25% dos seus voos chegaram atrasados, e a taxa de cancelamentos foi de apenas 1,81%, num ranking em que marcam presença três transportadoras espanholas.
A maioria das companhias aéreas mais pontuais da Europa são transportadoras regionais de pequena dimensão. Uma exceção notável é a Iberia, com apenas 0,02% das suas 212.877 chegadas canceladas. A companhia aérea espanhola registou uma taxa de atrasos de 15,16%.
As companhias aéreas com o maior número de voos encontram-se normalmente entre as que têm o pior desempenho em termos de pontualidade, o que se reflete no facto de vários gigantes europeus do sector estarem classificados entre as piores transportadoras.
A British Airways ocupa o 4º lugar da lista com 39,33% de chegadas atrasadas e canceladas; a Easyjet é a 6ª com uma taxa de atrasos/cancelamentos de 36,76%; e a Lufthansa é a 10ª pior na Europa com 32,66% das suas chegadas atrasadas ou canceladas.
Em 2023, a Europa foi gravemente afetada por greves laborais, falhas técnicas e condições meteorológicas adversas em várias ocasiões, o que resultou num aumento do número de atrasos e cancelamentos de voos.
Muitos desses problemas ainda não foram resolvidos em 2024, salienta Daniel Lane, analista de dados da Associated News Network, em nota enviada ao ZAP.
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia prejudicou o sector da aviação na Europa, limitando o espaço aéreo, encerrando algumas rotas e tornando as rotas existentes mais longas por razões de segurança. As implicações do conflito afectaram tanto as companhias aéreas como os aeroportos.
A análise da BestBrokers foi efetuada com base em estatísticas mensais de desempenho em termos de pontualidade das companhias aéreas e dos aeroportos europeus, recolhidas pela OAG, um fornecedor mundial de dados sobre viagens sediado no Reino Unido.
Para evitar comparar grandes aeroportos e transportadoras com pequenas empresas com apenas alguns voos por semana, foram incluídas apenas companhias aéreas e aeroportos com mais de 20 000 voos em 2023.
As companhias foram então classificadas com base na percentagem de voos atrasados e cancelados que comunicaram nos últimos doze meses.
Obrigado, PS!