Vítima do 11 de setembro identificada 16 anos depois do atentado

2753: este é o número de vítimas mortais de que há registo num dos maiores atentados terroristas de sempre. Permaneciam por identificar 1113 corpos. 16 anos depois do atentado reclamado pela Al Qaeda, foi identificada mais uma vítima.

Na manhã de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, nada fazia prever o que aí vinha. Uma equipa de reportagem americana estava na rua. Acompanhava o trabalho de bombeiros, naquilo que prometia ser apenas mais um vídeo.

E foi assim que o mundo parou, quando as câmaras apontaram para o céu e, às 8h46 de Nova Iorque, 13h46 em Lisboa, o primeiro avião embateu na Torre Norte do World Trade Center, em imagens que foram reproduzidas por todo o mundo, vezes sem conta.

Passaram 16 anos desde o dia em que os olhos estavam postos no céu que fez 2753 mortes. E passada mais de década e meia, 1113 vítimas continuavam por identificar, tal foi a destruição provocada.

Uma nova vítima do ataque à cidade de Nova Iorque foi agora identificada, de acordo com as autoridades desta cidade dos Estados Unidos da América.

O corpo masculino é o 1641º a ser identificado, baixando para 1112 o número de pessoas sem identificação que morreram no atentado. A identidade da vítima, no entanto, não foi divulgada, a pedido da família.

Segundo revelaram as autoridades, a dentificação foi possível depois de ter sido usada uma nova tecnologia de ADN.

A última vez que as autoridades tinham confirmado a identidade de uma vítima do 11 de setembro foi já em março de 2015: Matthew David Yarnell, identificado também através de novos testes de ADN realizados aos restos mortais que foram descobertos durante as primeiras operações de recuperação de vestígios junto ao local do WTC.

Devido a uma promessa feita pela autarquia nova-iorquina às famílias das vítimas do 11 de Setembro, as autoridades continuam a realizar testes a amostras de sangue e tecido encontradas no local, e progressos científicos nas técnicas de identificação por ADN permitiram nos últimos anos realizar uma série de novas identificações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.