Há um vírus a preocupar os cientistas. Pode desencadear “pandemias desastrosas”

O novo surto da gripe das aves (H5N8) pode “saltar” de uma espécie para outra e tem o potencial de explodir naquela que seria uma “pandemia desastrosa”.

Em fevereiro, sete trabalhadores de um aviário na Rússia testaram positivo para o H5N8. Nesse mesmo mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou a situação e concluiu que o risco de transmissão entre humanos era baixo.

No entanto, há cientistas que consideram o problema grave e que pensam que o vírus da gripe aviária tem sido ignorado porque a atual pandemia desviou todas as atenções.

Recentemente, dois investigadores escreveram um artigo na Science no qual alertam que o H5N8 pode “saltar” de uma espécie para a outra e ter o potencial de explodir naquela que seria uma “pandemia desastrosa“.

As regiões geográficas afetadas têm vindo a expandir-se continuamente e pelo menos 46 países comunicaram surtos do AIV H5N8 altamente patogénicos”, escreveram os investigadores, citados pelo IFL Science.

“A rápida propagação global deste vírus da gripe aviária altamente patogénico e a sua capacidade demonstrada de atravessar a barreira das espécies, transmitindo-se para os seres humanos, torna-o uma grande preocupação não só para a agricultura e segurança da vida selvagem, mas também para a saúde pública global“, salientam.

Os surtos deste vírus já levaram ao abate de milhões de aves. Para adensar o problema, os cientistas alertam para a possível transmissão do H5N8 para os seres humanos.

No caso do surto russo, todos os pacientes permaneceram assintomáticos. Embora tenha havido alguma especulação de que a transmissão de pessoa para pessoa pode mesmo acontecer, as autoridades de saúde dizem que o risco é baixo.

O novo artigo da Science refere que o H5N8 tem potencial para causar sérios problemas à saúde pública, mas nem tudo são más notícias: os cientistas salientam que existe a hipótese de prevenir uma potencial pandemia.

Apesar de a covid-19 ter ajudado a refinar as medidas mundiais de controlo e contenção de surtos de doenças, os investigadores sublinham que a agricultura e a vigilância de doenças emergentes têm de ser alvo de algumas mudanças.

O comentário na revista Science é assinado por Weifeng Shi, da Escola de Saúde Pública e Departamento de Doenças Infecciosas na Universidade de Shandon (China), e George Gao, que integra o Instituto Nacional de Doenças Virais e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças na China e da Academia de Ciências chinesa, dois especialistas em doenças infecciosas emergentes.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O Coronavírus deve ter dado à luz outro vírus, que nasceu com cinco quilos e oitocentos gramas (5,800). É por isso que os números têm baixado… o pós-parto é difícil.

  2. Os tais cientistas pagos pela OMS, pela fundação Bil e Melinda gates, entre outros!
    os Cientistas que querem desmascarar esta porcaria toda, são silenciados!

    • Deixe lá as teorias da conspiração. Só falta dizer que a Terra é plana e que o Biden come crianças e que as alterações climáticas são um embuste e que o Homem nunca foi à Lua… Ah e já agora que o mundo é controlado por extra-terrestres reptilianos.

      • Quanto aos extra-terrestres reptilianos, não sei se não será verdade: ora vejam-se a Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Clubes de Futebol Profissional….

      • O quê?!! A Terra não é plana?!!!! E uma coisa é certa, o homem nunca foi à Lua. Basta ver que a bandeira dos EUA mostra que está ao vento quando, na Lua tal não deveria ocorrer. E o Biden come criancinhas. Pelo menos, nos EUA, a igreja comia.

    • Agora fiquei como o Variações:
      “Maria Albertina como foste nessa…”?!
      Como é possível alguém, em 2021 (e com acesso à internet), escrever tamanho disparate??
      Foi com gente assim que o Trump conseguiu que a manada invadisse o Capitólio!…

      • Agora, não fiquei como o Variações:
        “Maria Albertina, como foste nessa…”?!
        Como é impossível alguém, em 2021 (e sem acesso à internet), escrever tamanho disparate??
        Foi com gente assim que o Trump não conseguiu que a manada invadisse o Capitólio!…

    • Não costumo comentar comentários, mas, por vezes vezes, a minha tolerância ao disparate fica fortemente comprometida.
      Uau, os terraplanistas/negacionistas confundem mesmo os grupelhos facebookianos de produção de desinformação “criativa” com cientistas… Santa paciência.
      Se estas características de interpretação super distorcida do mundo real forem minimamente genéticas, estão potencialmente tramados com a selecção natural…

    • É só ciência médica aqui para este lado.. é o que nos vale e precisamos, cientistas encartados como a Dona Albertina, para salvar o mundo. Onde é que tem o consultório? Posso marca consulta para a semana, preferentemente sexta feira depois de almoço para ver se me piro mais cedo do trabalho?

    • E o exército chinês está no Canadá, próximo da fronteira, à espera de um sinal do comunista Biden para invadir os EUA.

  3. Eles não acerta uma OMS toda hora voltando pra trás. só pode ser de propósito e as industrias de vacinas ficando milionárias, otário é outro

    Eles estão ganhando com a desgraça dos outros, gostaria de saber onde estão as listas das outras doenças, ninguém pega mais nada, ninguém morre de mais nada, tudo é uma coisa só, e se não colar é ela mesmo.

    Cade as fotos das pessoas morrendo ao passar ou atravessar as ruas, como estava acontecendo no começo?

    Foi só colocar a peneira dependurada nos rostos (máscara) é que acabou com todos os problemas

    Essa não deveria ser chamada de pandemia e sim falsedemia

RESPONDER

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …