Violador de Stanford saiu da prisão ao fim de apenas três meses

DR

Brock Turner

Brock Turner

Brock Turner gerou indignação nos EUA ao ser condenado a seis meses de prisão por ter violado uma jovem que estava insconsciente. Agora, apenas três meses depois de ter sido preso, o ex-nadador foi dispensado do resto da pena. 

Em janeiro de 2015, dois estudantes apanharam Brock Turner, estudante da Universidade de Stanford, a violar uma rapariga inconsciente atrás de um contentor, depois de uma festa universitária.

Depois de, em março, ter sido declarado culpado da violação o caso ganhou projeção internacional quando, em junho, Turner foi condenado a seis meses de prisão, em vez dos seis anos propostos pelo Ministério Público.

Ao pronunciar a sentença, o juiz Aaron Persky – ele mesmo ex-atleta de Stanford – alegou que “uma sentença de prisão teria um impacto muito grande” na vida do rapaz, que tinha uma carreira promissora como nadador. O pai de Turner também foi duramente criticado por ter afirmado que uma pena de prisão era “muito dura por apenas 20 minutos de ação“.

Para além da onda de indignação pelo desrespeito à vítima, que teve a sua vida gravemente afetada e terá de conviver com a dor e os fantasmas da violação pelo resto da vida, a condenação de Brock Turner foi considerada demasiado branda, tendo sido atribuída ao facto de ser um jovem branco – os negros tendem a ter penas mais pesadas -, para além de ser atleta de uma instituição de prestígio.

A revolta reacendeu-se esta semana, quando Brock Turner, ao fim de apenas três dos seis meses a que foi condenado, viu a sua pena na prisão de Santa Clara reduzida por bom comportamento.

O caso gerou comoção nos EUA quando a vítima, de 23 anos, divulgou o seu testemunho.

“Tu não me conheces, mas já estiveste dentro de mim, e é por isso que estamos aqui hoje. Os problemas que arranjaste são palpáveis, sem títulos, graus, rótulos. O dano que me causaste foi interno, invisível, que carrego comigo. Tiraste-me o valor, a minha privacidade, a minha energia, o meu tempo, a minha segurança, a minha intimidade, a minha confiança, a minha própria voz, até hoje”, dizia parte do texto.

O impacto do caso foi tão forte que o vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, escreveu uma carta aberta à jovem (que preferiu permanecer anónima) onde admitia que “muitas pessoas falharam contigo naquela terrível noite em janeiro e nos meses que se seguiram”.

A revolta com a condenação de Turner à pena mínima levou à publicação de uma lei na Califórnia que obriga a um mínimo de três anos de prisão para violações que ocorrerem quando a vítima está inconsciente ou incapacitada, além do alargamento da definição de violação.

O caso é mais um que volta a trazer a atenção para os abusos sexuais que têm lugar nas universidades norte-americanas, onde, de acordo com dados oficiais, mais de uma em cada seis mulheres são violadas durante o primeiro ano de estudos quando estão sob o efeito de álcool ou drogas.

AF, ZAP com Hypeness

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer então que o violador teve bom comportamento na prisão por não ter violado ninguém? Do que é que estavam à espera que ele fizesse na prisão?
    Coitadas das vítimas!

  2. Ele é porco! Mas o pai não lhe fica atráz!
    Na optica do canalha do pai dele, o filhinho não devia ser condenado por “20 minutos de acção”. Grande exemplo de carácter e de principios que está a dar ao filho. Bandido!
    Se fosse ao pai da rapariga, dava-lhe 20 minutos de grande acção, com um taco de basebol naquele lombo e de seguida metia-lhe o taco naquele kú. Kabrão!

  3. Estou a ver que nos USA os nadadores têm outro estatuto e outras leis que o comum dos cidadãos.. Que vergonha sinceramente: o rapaz que é um cobardolas violador, o pai que é tão asqueroso como o filho e o Juiz não lhes fica atrás, só pensou no arguido quando ditou a sentença, não pensou na vítima. Ah pois, a vítima era uma mulher, pior que escumalha não é? Para tratar abaixo de cão claro!
    Isto anda bonito anda, qualquer dia as raparigas têm de ter aulas especiais de autodefesa na escola.

  4. Muito boa a justiça americana; tanto é noticia por ter inocentes presos durante décadas (ou até de os matar!), como por soltar culpados de violações ao fim de apenas 3 meses!!
    Ainda por cima, as violações nos EUA são diárias…

RESPONDER

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …