Violador de Stanford saiu da prisão ao fim de apenas três meses

DR

Brock Turner

Brock Turner

Brock Turner gerou indignação nos EUA ao ser condenado a seis meses de prisão por ter violado uma jovem que estava insconsciente. Agora, apenas três meses depois de ter sido preso, o ex-nadador foi dispensado do resto da pena. 

Em janeiro de 2015, dois estudantes apanharam Brock Turner, estudante da Universidade de Stanford, a violar uma rapariga inconsciente atrás de um contentor, depois de uma festa universitária.

Depois de, em março, ter sido declarado culpado da violação o caso ganhou projeção internacional quando, em junho, Turner foi condenado a seis meses de prisão, em vez dos seis anos propostos pelo Ministério Público.

Ao pronunciar a sentença, o juiz Aaron Persky – ele mesmo ex-atleta de Stanford – alegou que “uma sentença de prisão teria um impacto muito grande” na vida do rapaz, que tinha uma carreira promissora como nadador. O pai de Turner também foi duramente criticado por ter afirmado que uma pena de prisão era “muito dura por apenas 20 minutos de ação“.

Para além da onda de indignação pelo desrespeito à vítima, que teve a sua vida gravemente afetada e terá de conviver com a dor e os fantasmas da violação pelo resto da vida, a condenação de Brock Turner foi considerada demasiado branda, tendo sido atribuída ao facto de ser um jovem branco – os negros tendem a ter penas mais pesadas -, para além de ser atleta de uma instituição de prestígio.

A revolta reacendeu-se esta semana, quando Brock Turner, ao fim de apenas três dos seis meses a que foi condenado, viu a sua pena na prisão de Santa Clara reduzida por bom comportamento.

O caso gerou comoção nos EUA quando a vítima, de 23 anos, divulgou o seu testemunho.

“Tu não me conheces, mas já estiveste dentro de mim, e é por isso que estamos aqui hoje. Os problemas que arranjaste são palpáveis, sem títulos, graus, rótulos. O dano que me causaste foi interno, invisível, que carrego comigo. Tiraste-me o valor, a minha privacidade, a minha energia, o meu tempo, a minha segurança, a minha intimidade, a minha confiança, a minha própria voz, até hoje”, dizia parte do texto.

O impacto do caso foi tão forte que o vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, escreveu uma carta aberta à jovem (que preferiu permanecer anónima) onde admitia que “muitas pessoas falharam contigo naquela terrível noite em janeiro e nos meses que se seguiram”.

A revolta com a condenação de Turner à pena mínima levou à publicação de uma lei na Califórnia que obriga a um mínimo de três anos de prisão para violações que ocorrerem quando a vítima está inconsciente ou incapacitada, além do alargamento da definição de violação.

O caso é mais um que volta a trazer a atenção para os abusos sexuais que têm lugar nas universidades norte-americanas, onde, de acordo com dados oficiais, mais de uma em cada seis mulheres são violadas durante o primeiro ano de estudos quando estão sob o efeito de álcool ou drogas.

AF, ZAP com Hypeness

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer então que o violador teve bom comportamento na prisão por não ter violado ninguém? Do que é que estavam à espera que ele fizesse na prisão?
    Coitadas das vítimas!

  2. Ele é porco! Mas o pai não lhe fica atráz!
    Na optica do canalha do pai dele, o filhinho não devia ser condenado por “20 minutos de acção”. Grande exemplo de carácter e de principios que está a dar ao filho. Bandido!
    Se fosse ao pai da rapariga, dava-lhe 20 minutos de grande acção, com um taco de basebol naquele lombo e de seguida metia-lhe o taco naquele kú. Kabrão!

  3. Estou a ver que nos USA os nadadores têm outro estatuto e outras leis que o comum dos cidadãos.. Que vergonha sinceramente: o rapaz que é um cobardolas violador, o pai que é tão asqueroso como o filho e o Juiz não lhes fica atrás, só pensou no arguido quando ditou a sentença, não pensou na vítima. Ah pois, a vítima era uma mulher, pior que escumalha não é? Para tratar abaixo de cão claro!
    Isto anda bonito anda, qualquer dia as raparigas têm de ter aulas especiais de autodefesa na escola.

  4. Muito boa a justiça americana; tanto é noticia por ter inocentes presos durante décadas (ou até de os matar!), como por soltar culpados de violações ao fim de apenas 3 meses!!
    Ainda por cima, as violações nos EUA são diárias…

RESPONDER

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …