Violador de Stanford saiu da prisão ao fim de apenas três meses

DR

Brock Turner

Brock Turner

Brock Turner gerou indignação nos EUA ao ser condenado a seis meses de prisão por ter violado uma jovem que estava insconsciente. Agora, apenas três meses depois de ter sido preso, o ex-nadador foi dispensado do resto da pena. 

Em janeiro de 2015, dois estudantes apanharam Brock Turner, estudante da Universidade de Stanford, a violar uma rapariga inconsciente atrás de um contentor, depois de uma festa universitária.

Depois de, em março, ter sido declarado culpado da violação o caso ganhou projeção internacional quando, em junho, Turner foi condenado a seis meses de prisão, em vez dos seis anos propostos pelo Ministério Público.

Ao pronunciar a sentença, o juiz Aaron Persky – ele mesmo ex-atleta de Stanford – alegou que “uma sentença de prisão teria um impacto muito grande” na vida do rapaz, que tinha uma carreira promissora como nadador. O pai de Turner também foi duramente criticado por ter afirmado que uma pena de prisão era “muito dura por apenas 20 minutos de ação“.

Para além da onda de indignação pelo desrespeito à vítima, que teve a sua vida gravemente afetada e terá de conviver com a dor e os fantasmas da violação pelo resto da vida, a condenação de Brock Turner foi considerada demasiado branda, tendo sido atribuída ao facto de ser um jovem branco – os negros tendem a ter penas mais pesadas -, para além de ser atleta de uma instituição de prestígio.

A revolta reacendeu-se esta semana, quando Brock Turner, ao fim de apenas três dos seis meses a que foi condenado, viu a sua pena na prisão de Santa Clara reduzida por bom comportamento.

O caso gerou comoção nos EUA quando a vítima, de 23 anos, divulgou o seu testemunho.

“Tu não me conheces, mas já estiveste dentro de mim, e é por isso que estamos aqui hoje. Os problemas que arranjaste são palpáveis, sem títulos, graus, rótulos. O dano que me causaste foi interno, invisível, que carrego comigo. Tiraste-me o valor, a minha privacidade, a minha energia, o meu tempo, a minha segurança, a minha intimidade, a minha confiança, a minha própria voz, até hoje”, dizia parte do texto.

O impacto do caso foi tão forte que o vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, escreveu uma carta aberta à jovem (que preferiu permanecer anónima) onde admitia que “muitas pessoas falharam contigo naquela terrível noite em janeiro e nos meses que se seguiram”.

A revolta com a condenação de Turner à pena mínima levou à publicação de uma lei na Califórnia que obriga a um mínimo de três anos de prisão para violações que ocorrerem quando a vítima está inconsciente ou incapacitada, além do alargamento da definição de violação.

O caso é mais um que volta a trazer a atenção para os abusos sexuais que têm lugar nas universidades norte-americanas, onde, de acordo com dados oficiais, mais de uma em cada seis mulheres são violadas durante o primeiro ano de estudos quando estão sob o efeito de álcool ou drogas.

AF, ZAP com Hypeness

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quer dizer então que o violador teve bom comportamento na prisão por não ter violado ninguém? Do que é que estavam à espera que ele fizesse na prisão?
    Coitadas das vítimas!

  2. Ele é porco! Mas o pai não lhe fica atráz!
    Na optica do canalha do pai dele, o filhinho não devia ser condenado por “20 minutos de acção”. Grande exemplo de carácter e de principios que está a dar ao filho. Bandido!
    Se fosse ao pai da rapariga, dava-lhe 20 minutos de grande acção, com um taco de basebol naquele lombo e de seguida metia-lhe o taco naquele kú. Kabrão!

  3. Estou a ver que nos USA os nadadores têm outro estatuto e outras leis que o comum dos cidadãos.. Que vergonha sinceramente: o rapaz que é um cobardolas violador, o pai que é tão asqueroso como o filho e o Juiz não lhes fica atrás, só pensou no arguido quando ditou a sentença, não pensou na vítima. Ah pois, a vítima era uma mulher, pior que escumalha não é? Para tratar abaixo de cão claro!
    Isto anda bonito anda, qualquer dia as raparigas têm de ter aulas especiais de autodefesa na escola.

  4. Muito boa a justiça americana; tanto é noticia por ter inocentes presos durante décadas (ou até de os matar!), como por soltar culpados de violações ao fim de apenas 3 meses!!
    Ainda por cima, as violações nos EUA são diárias…

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …