Vespas “buraco de fechadura” conseguem fazer um avião despenhar-se

gailhampshire / wikimedia

Vespa “buraco de fechadura”.

Conhecidas como vespas “buraco de fechadura”, estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe.

As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas “buraco de fechadura”, constroem os seus ninhos em buracos minúsculos, como o seu nome sugere. Um dos sítios em que estas vespas podem construir ninhos é nas aberturas de dispositivos usados para medir a velocidade de aeronaves, mostra um recente estudo.

Em 2013, um Airbus A330-200 estava a preparar-se para levantar voo quando reparou que havia um problema com as leituras de velocidade da aeronave. Duas horas depois, o avião teve autorização para descolar, mas o problema voltaria a aparecer já no céu. O piloto comunicou a situação e viu-se obrigado a fazer uma aterragem de emergência.

“Na inspeção, os restos daquilo que parecia ser uma vespa foram encontrados no tubo pitot”, esclareceu Alan House, autor principal do estudo publicado este ano na revista científica Transportation Research Interdisciplinary Perspectives. O tubo pitot é um instrumento de medição de velocidade e é importantíssimo para garantir a segurança da aeronave.

Embora a possibilidade de inseto fazer um avião despenhar-se pareça remota, a verdade é que já aconteceu no passado. Segundo o Gizmodo, em fevereiro de 1996, um Boeing 757 caiu logo após a descolagem da República Dominicana, matando todos os 189 passageiros. O piloto calculou mal a velocidade do avião devido a uma anomalia no tubo pitot. A culpa foi, precisamente, de uma vespa.

Alan House descobriu que vespas “buraco de fechadura” construírem ninhos nestes instrumentos é mais comum do que se possa pensar. Estes insetos vivem em ambientes tropicais e subtropicais e medem cerca de 10 a 12 milímetros de comprimento.

De novembro de 2013 a abril de 2019, os funcionários do Aeroporto de Brisbane, na Austrália, relataram 26 incidentes relacionados com vespas, alguns deles resultando em “procedimentos de emergência”.

House distribuiu tubos pitot falsos pelo aeroporto e, ao longo de 39 meses, estudou o comportamento das vespas. Todos eles foram ocupados por ninhos de vespa, à exceção do mais pequeno, que tinha apenas uma abertura de três milímetros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Embora os tubos “Pitot” desse avião nunca tenham sido encontrados, os especialistas da NTSB, já em 1996, chegaram à conclusão que a provável causa teria sido o entupimento pelos ninhos dessa vespa. Voo Birgenair 301.

RESPONDER

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …