Vespas “buraco de fechadura” conseguem fazer um avião despenhar-se

gailhampshire / wikimedia

Vespa “buraco de fechadura”.

Conhecidas como vespas “buraco de fechadura”, estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe.

As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas “buraco de fechadura”, constroem os seus ninhos em buracos minúsculos, como o seu nome sugere. Um dos sítios em que estas vespas podem construir ninhos é nas aberturas de dispositivos usados para medir a velocidade de aeronaves, mostra um recente estudo.

Em 2013, um Airbus A330-200 estava a preparar-se para levantar voo quando reparou que havia um problema com as leituras de velocidade da aeronave. Duas horas depois, o avião teve autorização para descolar, mas o problema voltaria a aparecer já no céu. O piloto comunicou a situação e viu-se obrigado a fazer uma aterragem de emergência.



“Na inspeção, os restos daquilo que parecia ser uma vespa foram encontrados no tubo pitot”, esclareceu Alan House, autor principal do estudo publicado este ano na revista científica Transportation Research Interdisciplinary Perspectives. O tubo pitot é um instrumento de medição de velocidade e é importantíssimo para garantir a segurança da aeronave.

Embora a possibilidade de inseto fazer um avião despenhar-se pareça remota, a verdade é que já aconteceu no passado. Segundo o Gizmodo, em fevereiro de 1996, um Boeing 757 caiu logo após a descolagem da República Dominicana, matando todos os 189 passageiros. O piloto calculou mal a velocidade do avião devido a uma anomalia no tubo pitot. A culpa foi, precisamente, de uma vespa.

Alan House descobriu que vespas “buraco de fechadura” construírem ninhos nestes instrumentos é mais comum do que se possa pensar. Estes insetos vivem em ambientes tropicais e subtropicais e medem cerca de 10 a 12 milímetros de comprimento.

De novembro de 2013 a abril de 2019, os funcionários do Aeroporto de Brisbane, na Austrália, relataram 26 incidentes relacionados com vespas, alguns deles resultando em “procedimentos de emergência”.

House distribuiu tubos pitot falsos pelo aeroporto e, ao longo de 39 meses, estudou o comportamento das vespas. Todos eles foram ocupados por ninhos de vespa, à exceção do mais pequeno, que tinha apenas uma abertura de três milímetros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Embora os tubos “Pitot” desse avião nunca tenham sido encontrados, os especialistas da NTSB, já em 1996, chegaram à conclusão que a provável causa teria sido o entupimento pelos ninhos dessa vespa. Voo Birgenair 301.

RESPONDER

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …