A dor de cabeça era um verme no cérebro e só tinha 30 minutos de vida

Um jovem decidiu ir ao médico porque estava com uma dor de cabeça muito forte. O diagnóstico do médico que o atendeu não foi animador: tinha apenas 30 minutos de vida.

Podia ser a cena de um filme mas a verdade é que esta história aconteceu mesmo nos Estados Unidos. Felizmente o “sortudo” conseguiu ver a luz ao fundo do túnel mais depressa do que estava à espera.

O jovem de 26 anos, Luis Ortiz, foi confrontado com este diagnóstico quando chegou ao Queen of the Valley Medical Centre, na Califórnia, para se queixar de uma forte dor de cabeça.

30 minutos de vida foi a estimativa dada pelo neurocirurgião que o atendeu, Soren Singel, depois de ter detetado um verme vivo no cérebro, mais precisamente uma ténia que estava a obstruir a circulação de água no cérebro.

O jovem foi imediatamente submetido a uma cirurgia de emergência, na qual a equipa médica conseguiu localizar e retirar o verme.

“O médico tirou-a e disse que ela ainda estava a mexer-se”, conta Ortiz em declarações ao canal televisivo CBC San Francisco, citada pela BBC.

Este problema, conhecido por neurocisticercose, não é assim tão fora do comum. Segundo os Centros Americanos para o Controlo e Prevenção de Doenças, aproximadamente mil pessoas são hospitalizadas por ano com este tipo de problema.

As ténias aparecem, geralmente, depois da ingestão de carne de porco, vaca ou peixe.

Recuperado do susto, Ortiz espera poder regressar à Sacramento State University, universidade onde está prestes a terminar o curso, embora esteja ainda com alguns problemas, nomeadamente a nível da memória.

“É muito gratificante estar vivo, se tivesse esperado mais tempo para ir ao hospital, provavelmente não estaria aqui agora”, disse o jovem.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.