Vento a 120 km/h (já deve ter reparado) e -5. ºC em Portugal

Esta segunda-feira marca o início dos efeitos causados pela depressão FIEN. Vento, neve e frio na “ementa” dos próximos dias.

O estado do tempo volta a ser motivo de alerta em Portugal continental, nesta semana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisou que, a partir de hoje, segunda-feira, começam-se a fazer sentir os efeitos de um anticiclone nos Açores e da depressão FIEN – a sul do Reino Unido.

Chega a Portugal continental uma forte corrente de noroeste, com uma massa de ar marítima de origem polar.

Uma das consequências mais visíveis (e que já se fez sentir de manhã) é o vento: forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h.

Como é habitual, a agitação marítima também vai ser maior, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura – e, a norte do Cabo Raso, as ondas podem atingir os 12 metros.

Norte e Centro deverão ser as zonas mais chuvosas. E deverá cair neve ao longo do dia nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O frio vai fazer-se sentir, sobretudo a partir de amanhã, terça-feira. A temperatura mínima vai ser abaixo dos 5.°C na maioria do país e, no interior Norte e Centro, há zonas que devem chegar aos 5 graus abaixo de zero.

No entanto, o IPMA salienta que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte, já mencionado.

avisos laranja de agitação marítima no litoral Norte e Centro, amarelo e laranja de rajadas de vento em vários distritos do Norte e Centro.

Entretanto, o IPMA actualizou as previsões e emitiu aviso vermelho para a costa entre Viana do Castelo e Lisboa: estará em vigor na noite de terça para quarta-feira. Estão esperadas ondas até 14 metros de altura.

A Câmara do Porto já avisou que a circulação automóvel e pedonal serão interrompidas na Avenida D. Carlos I, a partir das 18 horas desta segunda-feira.

O vento e a chuva vão surgir sobretudo no Minho.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.