Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump.

“[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam a mais alto nível com funcionários venezuelanos e é assim, não é uma novidade”, disse.

Nicolás Maduro falava durante um ato com simpatizantes, no Terminal de Passageiros de La Guaira – Naiguatá – Caruao, no estado venezuelano de Vargas (norte de Caracas), transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Desde há meses que temos contactos. Assim como temos procurado o diálogo na Venezuela, tenho procurado a forma de o Presidente Donald Trump ouvir de verdade a Venezuela”, referiu.

Nicolás Maduro sublinhou ainda querer que Donald Trump, “com respeito, oiça a verdade da revolução bolivariana do século 21, e consiga entender a verdade que lhes escondem os seus funcionários e colaboradores, e a Venezuela da mentira que lhe vendem”.

“Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem, sancionam”, frisou.

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

“Desde há meses há contactos entre altos funcionários do Governo dos EUA, de Donald Trump, e do Governo bolivariano que eu presido, sob a minha autorização expressa, direta”, sublinhou.

São “vários contactos, várias vias, para procurar regularizar este conflito, para procurar um processo de regularização do conflito com o império norte-americano”, contou.

E acrescentou: “Nós, com os nossos princípios, com os nossos valores, moral e verdade, e eles com a deles, falando uma linguagem clara. Se o Presidente Donald Trump quiser, algum dia, falar seriamente e fazer um plano para regularizar e resolver este conflito, sempre estamos preparamos para dialogar para chegar a um acordo, para resolver, para solucionar, sempre. Isso sim, se vocês nos agredirem nós responderemos”.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que mantinha contactos “ao mais alto nível” com membros do Governo da Venezuela.

Donald Trump falava durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, quando foi questionado sobre se o seu Governo dialogava com o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo venezuelano), Diosdado Cabello. “Não quero dizer com quem, mas estamos a falar com eles ao mais alto nível”, afirmou.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …