Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump.

“[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam a mais alto nível com funcionários venezuelanos e é assim, não é uma novidade”, disse.

Nicolás Maduro falava durante um ato com simpatizantes, no Terminal de Passageiros de La Guaira – Naiguatá – Caruao, no estado venezuelano de Vargas (norte de Caracas), transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Desde há meses que temos contactos. Assim como temos procurado o diálogo na Venezuela, tenho procurado a forma de o Presidente Donald Trump ouvir de verdade a Venezuela”, referiu.

Nicolás Maduro sublinhou ainda querer que Donald Trump, “com respeito, oiça a verdade da revolução bolivariana do século 21, e consiga entender a verdade que lhes escondem os seus funcionários e colaboradores, e a Venezuela da mentira que lhe vendem”.

“Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem, sancionam”, frisou.

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

“Desde há meses há contactos entre altos funcionários do Governo dos EUA, de Donald Trump, e do Governo bolivariano que eu presido, sob a minha autorização expressa, direta”, sublinhou.

São “vários contactos, várias vias, para procurar regularizar este conflito, para procurar um processo de regularização do conflito com o império norte-americano”, contou.

E acrescentou: “Nós, com os nossos princípios, com os nossos valores, moral e verdade, e eles com a deles, falando uma linguagem clara. Se o Presidente Donald Trump quiser, algum dia, falar seriamente e fazer um plano para regularizar e resolver este conflito, sempre estamos preparamos para dialogar para chegar a um acordo, para resolver, para solucionar, sempre. Isso sim, se vocês nos agredirem nós responderemos”.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira que mantinha contactos “ao mais alto nível” com membros do Governo da Venezuela.

Donald Trump falava durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, quando foi questionado sobre se o seu Governo dialogava com o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo venezuelano), Diosdado Cabello. “Não quero dizer com quem, mas estamos a falar com eles ao mais alto nível”, afirmou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 100 detenções e 1126 pessoas barradas na fronteira

Cento e oito detenções foram feitas nos primeiros 15 dias do estado de emergência devido à covid-19 e mais de mil entradas foram recusadas no país através das fronteiras com Espanha, revelou o ministro da …

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril. Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia …

UGT quer garantia de pagamento do subsídio de refeição em teletrabalho

A UGT propõe uma alteração legislativa que garanta o pagamento do subsídio de refeição em regime de teletrabalho e pede ao Governo que intervenha já para “pôr cobro imediato às situações injustas” que se estão …

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …

Bolsonaro critica governadores por terem "medinho" do vírus

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. "Desconheço qualquer hospital que esteja lotado", acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar …

Homossexuais, bissexuais e pessoas com tatuagem ou piercing já podem dar sangue nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) reviram na quinta-feira as regras que impedem muitos homossexuais de doar sangue, num esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que tiveram relações …

Um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação

No passado sábado, um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação. No domingo, o valor caiu para metade, com apenas um em cada dez condutores a fazê-lo. Face à quarentena obrigatória implementada pelo estado …

Morreu Bill Withers, a voz de Ain’t no Sunshine

O músico norte-americano Bill Withers, que escreveu canções soul como “Ain’t no Sunshine” e “Lean on me”, morreu na segunda-feira em Los Angeles (Califórnia), aos 81 anos, de complicações cardíacas, revelou esta sexta-feira a família. Três …

Confinamento leva vítimas de violência doméstica a denunciar agressores por SMS

Situações como o confinamento agora imposto, o desemprego e a incerteza, estão a levar a um aumento da procura de apoio psicológico por parte de mulheres registadas como potenciais vítimas de violência doméstica, sobretudo através …

Presidente da Comissão Europeia acredita que UE vai "sair mais forte da crise"

A União Europeia (UE) sairá "mais forte" da crise da Covid-19, apesar das dúvidas sobre a solidariedade entre Estados-membros, disse esta sexta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "Estou convencida que a Europa …