Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

Palácio Miraflores

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares “de surpresa” e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

“Anuncio que os exercícios militares ‘Escudo Bolivariano 2020’ permanecerão ativos e vamos surpreender. A partir de hoje [terça-feira], não avisaremos o dia do exercício militar ou a região”, disse Maduro durante uma reunião com chefes militares, que fizeram um balanço das manobras militares realizadas no fim de semana, noticiou a agência Lusa.

Maduro, que estava vestido de militar, explicou que “horas antes” de esses exercícios ocorrerem, os chefes de batalhões da FANB e da Milícia, um componente de civis integrados nas forças armadas, “serão orientados”. Estes vão receber “a ordem para ativar toda a força militar, toda a força da milícia e toda a força policial”.

Maduro disse tratar-se de “exercícios que podem começar ao amanhecer” e explicou que, “quando ocorrerem”, o público será “devidamente informado”.

Por exemplo, se as manobras de surpresa forem ordenadas às duas horas da manhã, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, irá informar os cidadãos de que o envio de tropas se deve a um exercício com certas características. “Isso será permanente para se ter a felicidade da paz e da segurança. Havendo paz e segurança, tudo é possível”, disse.

O Presidente reiterou que o Executivo dos Estados Unidos (EUA), liderado por Donald Trump, quer atacar a Venezuela militarmente. “Ele [Trump] está a pensar em terrorismo, violência, invasões, em guerra, é nisso que Donald Trump está a pensar”, advertiu Maduro, esclarecendo que o seu Governo está preparado para o combate.

“Não queremos guerra, não queremos terrorismo, não queremos violência, mas não temos medo de lutar com armas na mão para defender a paz, a integridade territorial e o futuro da Venezuela (…) não temos medo do combate militar e vamos garantir a paz”, afirmou.

Mais de dois milhões de combatentes das forças armadas e da milícia bolivariana iniciaram no sábado exercícios militares, que se prolongaram até domingo, para assegurar a “defesa das cidades” e a operacionalidade das autoridades.

Conforme avançou a agência EFE, em Caracas os exercícios, designados “Escudo Bolivariano 2020”, decorreram em diversos órgãos do Estado, como o Palácio Legislativo ou o Banco Central da Venezuela.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.