Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

(dv) Palácio Miraflores

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares “de surpresa” e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

“Anuncio que os exercícios militares ‘Escudo Bolivariano 2020’ permanecerão ativos e vamos surpreender. A partir de hoje [terça-feira], não avisaremos o dia do exercício militar ou a região”, disse Maduro durante uma reunião com chefes militares, que fizeram um balanço das manobras militares realizadas no fim de semana, noticiou a agência Lusa.

Maduro, que estava vestido de militar, explicou que “horas antes” de esses exercícios ocorrerem, os chefes de batalhões da FANB e da Milícia, um componente de civis integrados nas forças armadas, “serão orientados”. Estes vão receber “a ordem para ativar toda a força militar, toda a força da milícia e toda a força policial”.

Maduro disse tratar-se de “exercícios que podem começar ao amanhecer” e explicou que, “quando ocorrerem”, o público será “devidamente informado”.

Por exemplo, se as manobras de surpresa forem ordenadas às duas horas da manhã, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, irá informar os cidadãos de que o envio de tropas se deve a um exercício com certas características. “Isso será permanente para se ter a felicidade da paz e da segurança. Havendo paz e segurança, tudo é possível”, disse.

O Presidente reiterou que o Executivo dos Estados Unidos (EUA), liderado por Donald Trump, quer atacar a Venezuela militarmente. “Ele [Trump] está a pensar em terrorismo, violência, invasões, em guerra, é nisso que Donald Trump está a pensar”, advertiu Maduro, esclarecendo que o seu Governo está preparado para o combate.

“Não queremos guerra, não queremos terrorismo, não queremos violência, mas não temos medo de lutar com armas na mão para defender a paz, a integridade territorial e o futuro da Venezuela (…) não temos medo do combate militar e vamos garantir a paz”, afirmou.

Mais de dois milhões de combatentes das forças armadas e da milícia bolivariana iniciaram no sábado exercícios militares, que se prolongaram até domingo, para assegurar a “defesa das cidades” e a operacionalidade das autoridades.

Conforme avançou a agência EFE, em Caracas os exercícios, designados “Escudo Bolivariano 2020”, decorreram em diversos órgãos do Estado, como o Palácio Legislativo ou o Banco Central da Venezuela.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …