“Veado rato”, desaparecido durante quase 30 anos, foi reencontrado por cientistas

O veado rato vietnamita (Tragulus versicolor) é uma espécie de animal que estava desaparecida há quase 30 anos e que foi agora reencontrada por cientistas.

O animal é uma espécie de pequeno veado, com pequenas presas, mas que tem o tamanho de um hamster. Conhecido como “veado rato”, e visto pela última vez há quase 30 anos, foi apanhado por câmaras instaladas estrategicamente pelos cientistas. A espécie é considerada endémica do Vietname, país onde foi novamente avistada.

“Não havia motivo para pensar que estava extinto, mas, ao mesmo tempo, não sabíamos que não estava extinto”, disse o autor do estudo, Andrew Tilker, da Global Wildlife Conservation, citado pela Live Science. “Nenhum cientista tinha ideia se ainda andava por aí”, acrescentou.

Tilker confessou ainda que a sua equipa há muito que tem feito esforços para reencontrar esta espécie. O artigo foi com os detalhes foi publicado, esta segunda-feira, na revista Nature Ecology & Evolution. De acordo com a National Geographic, a equipa de especialistas espera que esta redescoberta sirva para aprimorar a proteção da espécie.

Graças às câmaras ativadas por sensor de movimento, os investigadores conseguiram captar 275 fotografias da espécie, durante cinco meses. Posteriormente, voltaram a instalar ainda mais câmaras durante o mesmo período de tempo e conseguiram outras 1.881 fotos.

Global Widlife Conservation

Os cientistas continuam sem saber quantos espécimes tem a população e se, de facto, a espécie continua em vias de extinção. No Vietname, a caça ilegal é um problema que ameaça várias espécie.

“Queremos perceber o quão ameaçada a espécie está e desenvolver estratégias de conservação baseadas em evidências para protegê-la. Se não implementarmos esforços de conservação para proteger esta espécie agora, da próxima vez que ela desaparecer, talvez não a encontremos novamente”, explicou Tilker.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …