Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

Tiago Petinga / Lusa

Vale e Azevedo à saída da prisão da Carregueira, a 7 de Junho de 2016.

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube.

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na semana passada, a prescrição de um dos processos que ainda estão pendentes contra João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica entre 1997 e 2000. A decisão dá razão ao acórdão o Tribunal da Relação, uma vez que já decorreram mais de 20 anos desde da prática dos alegados crimes.

A notícia avançada esta terça-feira pela TVI confirma que Vale e Azevedo fica, assim, livre do processo em que era acusado de ter desviado 1,2 milhões de euros do emblema da Luz. O dinheiro era relativo aos direitos de transmissão televisiva dos jogos europeus do clube entre 1998 e 1999.

O canal televisivo noticia ainda que o arquivamento foi contestado pelo Ministério Público, que pediu a nulidade da decisão, mas sem sucesso.

As suspeitas apontavam para que João Vale e Azevedo tivesse desviado o dinheiro através de um acordo com a empresa Global Sports Net. O antigo presidente dos ‘encarnados’ evita alegados crimes de peculato e falsificação de documentos.

Vale e Azevedo vive atualmente em Londres após ter cumprido pena de prisão por uma sentença de 11 anos e meio pelas condenações nos processos Ovchinnikov, Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria. Em causa estiveram crimes de peculato, falsificação de documento e burla, entre outros ilícitos de natureza económica e financeira.

O empresário cumpriu uma pena de três e sete meses de prisão, tendo sido libertado condicionalmente em junho de 2016. Em setembro de 2018, fugiu para Londres, pouco antes de ser emitido um novo mandato para cumprir outra pena de prisão.

A TVI recorda ainda que o processo chegou a ter julgamento marcado em 2019, ou seja, a acusação demorou mais de 13 anos a sair.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …