Se vai de férias, a PSP e a GNR têm conselhos para si

António Cotrim / Lusa

Com o mês de agosto a começar, milhares de portugueses partem em férias. A pensar nisso, a GNR e a PSP deixam recomendações, conselhos, alertas e informações para um verão seguro.

O trânsito deverá aumentar nas principais estradas nacionais e nas zonas de fronteira. A pensar nisso, a GNR e a PSP montaram operações especiais de forma a garantir a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária.

A ação de fiscalização “Hermes – Viajar em Segurança” da Guarda Nacional Republicana – que arrancou a 26 de junho e que se prolonga até 1 de setembro – deve intensificar-se neste período. Já a PSP tem em marcha a Operação “Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2019”, que começou a 15 de junho e que se estender até 15 de setembro.

Segundo o Expresso, entre as principais áreas de intervenção da PSP encontra-se a segurança rodoviária nas artérias adjacentes às zonas balneares e nas saídas e entradas nos grandes centros urbanos.

O intendente Alexandre Coimbra adiantou que os efetivos da PSP vão estar particularmente atentos nas estradas à prevenção da condução em excesso de velocidade e condução sobre o efeito do álcool, uso do telemóvel, uso dos sistemas de retenção – cintos de segurança e as cadeiras para crianças –, assim como nas zonas de diversão noturna, de forma a prevenir comportamentos de risco.

Durante o período de férias, a PSP, sob a coordenação do Ministério da Administração Interna, tem também disponível o programa “Operação Férias/Verão Seguro – CHAVE DIRETA”, entre julho a setembro, para vigiar as casas quando os proprietários se encontram ausentes.

Para usufruir, basta contactar a PSP através deste endereço e indicar a morada da residência e o período em que estão ausentes para que agentes da polícia possam efetuar passagens frequentes pelo local, de forma a evitar furtos. É também possível solicitar esse serviço através da deslocação a uma esquadra da polícia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …