Se vai de férias, a PSP e a GNR têm conselhos para si

António Cotrim / Lusa

Com o mês de agosto a começar, milhares de portugueses partem em férias. A pensar nisso, a GNR e a PSP deixam recomendações, conselhos, alertas e informações para um verão seguro.

O trânsito deverá aumentar nas principais estradas nacionais e nas zonas de fronteira. A pensar nisso, a GNR e a PSP montaram operações especiais de forma a garantir a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária.

A ação de fiscalização “Hermes – Viajar em Segurança” da Guarda Nacional Republicana – que arrancou a 26 de junho e que se prolonga até 1 de setembro – deve intensificar-se neste período. Já a PSP tem em marcha a Operação “Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2019”, que começou a 15 de junho e que se estender até 15 de setembro.

Segundo o Expresso, entre as principais áreas de intervenção da PSP encontra-se a segurança rodoviária nas artérias adjacentes às zonas balneares e nas saídas e entradas nos grandes centros urbanos.

O intendente Alexandre Coimbra adiantou que os efetivos da PSP vão estar particularmente atentos nas estradas à prevenção da condução em excesso de velocidade e condução sobre o efeito do álcool, uso do telemóvel, uso dos sistemas de retenção – cintos de segurança e as cadeiras para crianças –, assim como nas zonas de diversão noturna, de forma a prevenir comportamentos de risco.

Durante o período de férias, a PSP, sob a coordenação do Ministério da Administração Interna, tem também disponível o programa “Operação Férias/Verão Seguro – CHAVE DIRETA”, entre julho a setembro, para vigiar as casas quando os proprietários se encontram ausentes.

Para usufruir, basta contactar a PSP através deste endereço e indicar a morada da residência e o período em que estão ausentes para que agentes da polícia possam efetuar passagens frequentes pelo local, de forma a evitar furtos. É também possível solicitar esse serviço através da deslocação a uma esquadra da polícia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …