Uma nova “vacina” ensina o corpo a destruir tumores

USACE Europe District / Flickr

Investigadores inventaram um novo tipo de imunoterapia contra o cancro, que consiste em injetar tumores com uma série de estimulantes.

A terapia experimental atrai a atenção do sistema imunológico do corpo, para que possa vir e destruir as massas cancerígenas.

A nova abordagem radical já se mostrou promissora em pacientes com uma forma avançada de linfoma não-Hodgkin que resiste aos tratamentos convencionais, e está atualmente sendo testada em uma variedade de “cancros teimosos”.

O resultado pode ser descrito como transformar os tumores em “fábricas de vacinas contra o cancro”, porque atrair as células imunes do corpo para o local do cancro é um método conhecido como vacinação in situ.

Investigadores do Mount Sinai, em Nova York, desenvolveram a técnica de imunização.No papel, o uso de glóbulos brancos para assassinar tecidos nocivos, como o cancro, faz todo o sentido. Na prática, conseguir que uma célula T reconheça o cancro não é simples.

Por um lado, os tumores usam um conjunto engenhoso de disfarces chamados bloqueios de pontos de verificação. Estas são assinaturas na membrana da célula que diz ao sistema imunológico que é apenas uma célula velha regular.

A imunoterapia bloqueadora inibe as assinaturas para permitir que as células T façam o seu trabalho. Mas, novamente, nem todos os cancros facilitam isso. Um tipo incurável de câncer no sangue como o linfoma não-Hodgkin é um exemplo. Segundo a maioria dos relatos, deve ser um ótimo candidato para a terapia com células T. Infelizmente, as células T têm dificuldade em reconhecer esse cancro específico no sangue.

Os investigadores, cujo estudo foi publicado na revista Nature Medicine, analisaram como as células imunológicas podem ser preparadas para reconhecer o linfoma facilmente no laboratório, enquanto exigem um processo mais envolvido, conhecido como apresentação cruzada dentro do corpo.

A diferença sugeria que as células T precisavam apenas de uma mão amiga. A apresentação cruzada requer de uma célula dendrítica para apresentar marcadores celulares específicos para células T tóxicas. Por sorte, pode ser convocado com os tipos certos de estimulantes.

Um estimulante é necessário para chamar as células dendríticas ao tumor. Um segundo estimulante coloca as células em ação, encorajando-as a apresentar sinais químicos chamados antígenos na sua superfície.

A terapia foi colocada em teste num ensaio clínico composto por 11 pacientes em estágios avançados do linfome, onde induziu respostas anti-tumorais de células T e graus variados de remissão longe do local de vacinação. Esta não é só uma boa notícia para os pacientes com linfoma, porque o sucesso deve, em teoria, ser aplicável a outros tipos de cancro.

“A abordagem da vacina in situ tem amplas implicações para vários tipos de cancro”, referiu Joshua Brody, diretor do Programa de Imunoterapia do Linfoma no Mount Sinai.”Esse método também pode aumentar o sucesso de outras imunoterapias”.

Ratos tornaram-se responsivos à terapia de bloqueio quando tomaram a vacina, embora essa parte ainda deva ser testada em seres humanos. De fato, a combinação duplicou a remissão do cancro em ratos de 40% para cerca de 80%.

Este potencial de combinação está a ser avaliado clinicamente em pacientes com cancro de linfoma, mama e cabeça e pescoço. Enquanto isso, testes que envolvem a vacina por conta própria estão a ser conduzidos em indivíduos com cancro de fígado e ovário.

  ZAP // Science Alert

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …