Universidade do Porto é a única portuguesa entre as 500 melhores do mundo

Manuel de Sousa / Wikimedia

Edifício da antiga Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, agora Reitoria da Universidade, na “Praça dos Leões”

A Universidade do Porto é a única portuguesa entre as 500 melhores instituições de Ensino Superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE).

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE), citado pelo jornal Público, a Universidade do Porto é a única instituição portuguesa entre as 500 melhores do mundo, ocupando o 401.º lugar da lista.

Em relação ao ranking do ano passado, feito por esta publicação britânica especializada, a UP subiu um patamar (há um ano estava no intervalo 501-600). Além de ser a melhor classificada, a instituição portuense é também a única nacional que melhora a sua prestação em relação ao ano passado.

Segundo o diário, há outras 12 instituições portuguesas representadas, mas estão todas na segunda metade da tabela. Pela primeira vez constam nesta lista a Universidade Católica, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (todas entre o 601.º e o 800.º lugar). Já a Universidade de Évora, que também faz a sua estreia neste ranking, surge no último intervalo, ou seja, no intervalo 801-1000.

As restantes oito universidades mantêm as mesmas posições do ano passado, escreve o Público. As Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa estão entre os lugares 501 e 600. As Universidades do Algarve, Beira Interior, Minho e Instituto Universitário de Lisboa estão, por sua vez, no intervalo 601-800.

O jornal escreve que, desde o início da década, a prestação das universidades portuguesas tem vindo a piorar nesta publicação. Em 2011, Portugal tinha quatro universidades (Aveiro, Porto, Coimbra e a Nova de Lisboa) entre as 400 melhores e continuou a perder representantes nos anos seguintes.

A tabela continua a ser liderada pela Universidade de Oxford, que mantém o 1.º lugar, e a Universidade de Cambridge, que surge na posição seguinte, isto é, duas instituições britânicas. No entanto, o Reino Unido perdeu o estatuto de segundo país mais representado para o Japão.

Os EUA continuam a ser o país com mais universidades elencadas (172), estando sete no top 10 do ranking, entre as quais a Universidade de Stanford (3.º), o Instituto de Tecnologia do Massachusetts (4.º) e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (5.º).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …