/

Universidade nos EUA vai ter a primeira cadeira sobre ateísmo

1

A Universidade de Miami, nos Estados Unidos, vai abrir a primeira cadeira sobre ateísmo, depois de uma doação de cerca de 2,2 milhões de dólares feita por um empresário ateu.

Com um número cada vez mais significativo de americanos a deixar a religião para trás, a Universidade de Miami, na Florida, Estados Unidos, decidiu abrir a primeira cadeira sobre ateísmo, conta o New York Times.

Esta decisão só foi possível graças à doação feita em abril, de cerca de 2,2 milhões de dólares, por parte do empresário ateu Louis J. Appignani.

“Estou a tentar eliminar a descriminação ainda existente contra pessoas ateias”, diz o norte-americano, de 83 anos.

“Portanto, este é um passo nessa direção, o de tornar o ateísmo algo legítimo“, explica.

A cadeira, que procura ser uma alternativa para quem não acredita na existência de nenhum Deus, quer ser o reflexo do “estudo do ateísmo, do humanismo e da ética secular”.

Para já, a universidade ainda não anunciou quando é que a cadeira vai ser inaugurada, até porque se encontra à procura da pessoa que ficará responsável pela mesma.

Certo é que várias pessoas aplaudem a iniciativa e esperam que outras universidades possam seguir-lhe o exemplo.

“Acho que é um passo muito ousado da Universidade de Miami e espero que existam outros casos como este”, afirma Richard Dawkins, biólogo evolucionário, ateu e autor de “The God Delusion”.

De acordo com o jornal, que cita um relatório do Pew Research Center, a percentagem de americanos que afirmam não ter religião subiu num curto espaço de tempo, representando 23% da população no ano de 2014.

Esta tendência verifica-se ainda mais nas faixas etárias mais novas, com 35% dos jovens a dizer que se identificam como ateus, agnósticos ou com nenhuma religião em particular.

ZAP

1 Comment

  1. Completamente de acordo, mas é sempre bom verificar que as universidades americanas, fazem cursos/estudos de acordo com os financiadores/patrocinadores…
    Nada de novo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.