Universidade nos EUA oferece bolsa de estudos para “atletas” de videojogos

vsmak350 / Flickr

-

Num país como os Estados Unidos, onde estudar numa universidade pode custar dezenas de milhares de dólares, muitos jovens apostam nas suas habilidades atléticas para conseguir uma bolsa de estudos que os ajude a cobrir parte do valor.

Normalmente, são alunos que praticam desportos tradicionais, como futebol americano, basebol ou basquete, mas em 2014 uma nova modalidade passou a ser considerada entre as que permitem conseguir uma bolsa: videojogos.

Como nos outros desportos, se um aluno é bom o suficiente para fazer parte da equipa da universidade e, assim, representá-la em campeonatos locais e mundiais de jogos eletrónicos, também pode receber uma ajuda financeira.

Foi assim com os mais de 20 estudantes que fazem parte dos Eagles, equipa da Universidade Robert Morris, em Chicago, a primeira do mundo a oferecer uma bolsa desportiva do género.

O idealizador da iniciativa é Kurt Melcher, um dos treinadores de desportos da instituição e atual diretor do programa de bolsas para desportos eletrónicos.

Melcher acredita que, apesar da falta de exercício cardiovascular, há muitos paralelos com as modalidades desportivas tradicionais.

“Os desportos eletrónicos são tão competitivos quanto os desportos tradicionais”, afirma Melcher. “O atleta também precisa ser muito orientado ao detalhe, ter muita coordenação manual e visual e ter uma visão estratégica.”

Prémios milionários

A popularidade dos desportos eletrónicos é inquestionável. Diariamente, milhões de pessoas assistem a partidas e competem em diferentes tipos de jogos.

Um dos títulos mais jogados hoje em dia é League of Legends, onde duas equipas disputam partidas numa arena virtual e cada jogador controla um personagem com habilidades especiais e cumpre uma função específica para destruir a base da equipa adversária.

Este ano, o campeonato mundial de videojogos foi realizado no país dos desportos eletrónicos: a Coreia do Sul.

Cerca de 40 mil pessoas foram ao estádio de futebol da capital, Seul, onde foram realizados jogos do Mundial, para assistir a equipa sul-coreana Samsung White sagrar-se campeã.

Além do título, a equipa levou para casa um prémio de um milhão de dólares (cerca de 800 mil euros).

Treinos

Para já, a equipa da Universidade Robert Morris participa apenas numa liga universitária, integrada por outras 105 faculdades – mas só a Robert Morris oferece bolsas para os seus atletas.

Há treinos de segunda a sexta-feira, com quatro horas de duração cada, em instalações exclusivas para a equipa, com computadores de última geração.

Com frequência, os atletas realizam sessões de análises táticas com os treinadores. “É uma espécie de trabalho, mas um trabalho que os alunos adoram”, afirma Melcher.

Eduardo Cioffi, por exemplo, joga League of Legends há cinco anos e soube da bolsa de estudos da Robert Morris através do fórum online Reddit, mas, ao ler a notícia, não acreditou que fosse verdade, e muito menos pensou que seria selecionado, mas resolveu tentar mesmo assim – e conseguiu a bolsa.

“Pode-se dizer que eu era um viciado em videojogos”, admite. “Mas é preciso jogar para me manter em forma e para ser o melhor. Se estamos invictos, é porque praticamos muito.”

Sondra Burrows, outra bolsista, afirma entusiasmada que os seus interesses e “a sua vida” giram à volta dos videojogos e desportos eletrónicos em geral, e diz que “também gostava de fazer um curso de desenvolvimento de jogos”.

“Se não me tornar uma jogadora profissional, vou continuar neste meio. Posso trabalhar com marketing, gestão ou outra coisa, desde que me mantenha nesta indústria”, afirma.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …