Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

Hugo Delgado / Lusa

O Cabido de Cardeais, o grupo que gere as ações da praxe na Universidade do Minho (UM), anunciou esta segunda-feira que as praxes presenciais voltam ao estabelecimento de ensino durante “todo o mês de julho”. 

Em comunicado publicado no Facebook, o grupo que gere a praxe minhota em Braga e Guimarães explica que o regresso serve para para se “fazer um fecho ao ano praxístico”, anunciando ainda uma série de medidas para tentar assegurar o distanciamento social.

As praxes não poderão agora exceder as três horas de duração, não podem juntar-se mais de vinte pessoas e o uso de máscara é obrigatório para todos os elementos que participem nas atividades, sejam estes caloiros ou praxantes.

As ações de praxe, pode ler-se ainda, devem ser agendadas com antecedência, com hora e local marcado, e carecem de ser previamente autorizadas.

“Cabe a cada um de nós ser responsável e consciente das suas ações e da projeção que teremos para o exterior. É pedido a todos os envolvidos que ajam com responsabilidade porque, e como tem acontecido recentemente, rapidamente podem nos ser retiradas as liberdades que fomos alcançando”, pode ler-se na mesma nota.

Ao jornal Público, o papa da academia minhota (o responsável máximo da praxe na UM), Pedro Domingues, esclareceu que todas as autoridades locais “estão a par de tudo” (autárquicas, de segurança – “como a GNR e a PSP” – e de saúde) e as “regras muito rigorosas” foram delineadas em conjunto com essas autoridades.

A Braga TV dá conta que vários estudantes já contestaram a retoma das atividades.

“Que falta de responsabilidade é essa? Denunciar já nas instituições competentes. Praxes presenciais com o aumento de contágio, com encerramento de Jardins de Infância e do Instituto Politécnico da Guarda, havendo já tantos jovens internados com a covid-19?”, pode ler-se num dos comentários na publicação do Cabido de Cardeais.

“Acredito que devem reavaliar a vossa decisão! É assim tão imprescindível a praxe presencial? Não estarão outros valores em causa? Sou pela praxe e sei que a praxe é muito mais que isto!”, refere uma estudante.

De acordo com o mesmo órgão, uma estudante fez já uma exposição à Direção-Geral da Saúde para impedir que a comunidade académica avance com as praxes presenciais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …

O aperto de mão está em vias de extinção?

O aperto de mão desapareceu quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, mas devido à vacinação em massa e ao levantamento progressivo das restrições no Estados Unidos e na Europa, o aperto de mão está …

Eslováquia 0 - 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados. Espanha alcançou a maior …

PRR. Costa diz que é preciso acabar “com o chover no molhado” e agarrar a oportunidade

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que o país tem de acabar “com o chover no molhado” e fazer o que ainda não foi feito, “agarrando” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e não perdendo …

Alemanha ilumina-se com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBT ( e contra a UEFA)

No momento do apito inicial para o jogo entre a Alemanha e a Hungria, vários estádios alemães vão iluminar-se com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTI (e contra a decisão da UEFA). Esta …

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …