Uma portuguesa, uma cadela, e mais 100 candidatos a Mayor de Toronto

The City of Toronto / Wikipedia

Ana Bailão (esq), candidata a mayor de Toronto

Toronto, a quarta maior cidade da América do Norte, vai a votos esta segunda-feira para escolher o seu próximo mayor. Entre os 102 candidatos há uma portuguesa e uma cadela.

A eleição intercalar para a Presidência da Câmara de Toronto, a primeira na sua história desde que há 25 anos sete municípios se uniram para formar a “mega-cidade” , surge após a renúncia de John Tory, que abandonou o cargo na sequência de um escândalo extraconjugal com uma antiga funcionária do seu gabinete.

A eleição deste ano é marcada por um número recorde de candidatos, 102, incluindo a luso-canadiana Ana Bailão, um adolescente de 18 anos, e Molly, uma cadela da raça husky.

A luso-canadiana, natural de Vila Franca de Xira e radicada no Canadá desde os seus 15 anos, foi vereadora da autarquia local entre 2010 a 2022, representando o distrito eleitoral da Davenport, e mais recentemente o bairro 18, onde foi eleita com quase 84% dos votos.

Formada pela Universidade de Toronto em Sociologia e Estudos Europeus, é desde 2010 responsável pela comissão municipal de habitação a preços acessíveis, tendo sido nomeada vice-presidente do município por John Tory, integrando ainda o executivo municipal.

Na apresentação da sua candidatura, agradeceu a todos os líderes comunitários, familiares e amigos que a procuraram  e a “incentivaram a candidatar-se à liderança do município”.

“Falei com centenas de residentes de Toronto. Todos eles me disseram que concordam comigo, que os serviços municipais necessitam de melhorias urgentes. A habitação a preços acessíveis está fora do alcance de muitos”, realçou então Ana Bailão.

“O custo de vida é elevado. Pretendo melhorar os transportes públicos, nomeadamente a sua segurança e eficiência, tornar os serviços acessíveis, construir mais habitações, tornar a vida mais acessível”, reforçou a candidata.

Diversidade canadiana

A candidatura de Ana Bailão é uma das 102 que esta segunda-feira vai a votos para escolher o novo mayor da mega-cidade canadiana.

As diferenças entre os candidatos refletem a diversidade e fragmentação de Toronto. Com uma população de quase 3 milhões, incluindo muitos recém-chegados e imigrantes, as perspectivas sobre o que Toronto deveria ser são diversas.

Olivia Chow, a favorita na corrida e viúva do mais celebrado líder do Novo Partido Democrático do Canadá, foca as suas promessas na crise imobiliária de Toronto. Disputa a liderança nas sondagens com Mark Saunders, ex-chefe da polícia local, que propõe o aumento do orçamento da polícia para combater o crime.

Mas, falando de diversidade… uma das candidaturas é protagonizada nada mais nada menos do que por uma cadela husky chamada Molly.

Valerie Howes

Molly e Toby Heaps de caiaque no Lago Ontário

Toby Heaps, o dono da candidata, promete combater o uso de sal nas estradas da cidade durante o inverno, devido ao impacto ambiental que este comporta.

Além disso, propõe uma solução para a escassez de habitação, o aumento de impostos sobre empresas bilionárias e a proibição de sistemas de aquecimento de combustíveis fósseis em novas residências e edifícios comerciais.

Com a disputa ao rubro, Heaps reconhece que as suas hipóteses de vencer são escassas, mas, caso seja eleito, Toby irá nomear Molly como a primeira mayor honorária canina da cidade.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.