“Arquitetura revolucionária”. Engenheira da NASA tem fórmula para nave espacial três vezes mais rápida do que as atuais

NASA

Conceito artístico de vela solar da NASA

Conceito artístico de vela solar da NASA

A chave para o projeto estará na nanotecnologia que permitirá uma revolução no processo de desenvolvimento do dispositivo.

Uma engenheira da NASA acredita ter uma fórmula para fabricar uma nave espacial funcional que chegará a Urano em dois anos e a Neptuno em três.

De acordo com o El Confidencial, a ideia terá merecido a aprovação da agência espacial norte-americana, daí que tenha, inclusive, alocado verbas para a sua concretização no âmbito do sei programa de desenvolvimento de conceitos inovadores avançados em 2022.

À partida, a ideia em causa não é radicalmente diferente da que conhecemos de naves espaciais, as quais consistem em grandes superfícies espessas que tiram partido do vento solar para atingir velocidades inimagináveis com a tecnologia de propulsão química atual.

Na realidade, o que há de realmente inovador no conceito conhecido como SCOPE é a maneira como é integrada a instrumentação na mesma vela solar e a ideia de utilizar enxames de sondas leves para estudar planetas a alta velocidade.

Desta forma, o grande problema das velas solares ficaria resolvido: embora atinjam velocidades relativistas ao longo do tempo e possam atingir planetas ou outros sistemas solares em tempo recorde, a sua massa deve ser tão pequena que não possam transportar instrumentos como os atualmente montados em naves espaciais como a New Horizons, que visitou Plutão em 2015 após 10 anos em órbita.

A solução proposta por Mahmooda Sultana acaba com este desafio convertendo a vela solar num instrumento científico por direito próprio, graças à nanotecnologia.

A investigadora quer usar uma nano-rede para transformar a vela num espectrógrafo para estudar de perto os planetas fora do sistema solar.

De acordo com a NASA, “ao imprimir um espectrómetro quântico baseado em pontos presentes no material de vela solar, estes criarão uma arquitetura revolucionária de naves espaciais que permite um paralelismo sem precedentes e um desempenho de recolha de dados, e uma rápida viagem através do sistema solar”.

Ao contrário das velas solares convencionais que dependem de pequenos instrumentos inadequados para o estudo destes sistemas planetários, o relatório do projecto continua, SCOPE coloca a enorme área de velas para usar como espectrógrafo, “empurrando o limite da exploração científica do sistema solar exterior”.

Até agora, alcançar estes pontos demorava anos e custava centenas de milhões de dólares. O SCOPE resolveria os dois extremos.

De acordo com a autora da fórmula, a “ScienceCraft oferece uma plataforma atrativa de baixos recursos que pode permitir missões científicas a um custo significativamente mais baixo e proporcionar um grande número de oportunidades de lançamento como uma carga útil secundária”.

Por outras palavras, não haveria necessidade de um foguetão dedicado para a sua projeção, dado o seu pouco peso.

A ideia SCOPE, diz, é evolutiva porque várias destas velas com diferentes funções podem ser lançadas num sistema e ser usadas para recolher enormes quantidades de dados sobre elas.

A ideia de poder enviar um enxame destas velas solares para estudar planetas como Neptuno com uma viagem de apenas três anos é, no mínimo, extremamente interessante, apontam os especialistas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.