Últimos dias do ano serão abençoados com chuva forte. 2023 entrará com mau tempo

António Pedro Santos / Lusa

A chuva intensa vai estender-se a todo o país, com mais incidência nas regiões Norte e Centro.

Após breves dias de bonança, a chuva está prestes a regressar ao território português, e com especial intensidade nas regiões Norte e Centro, mantendo-se até ao fim de semana. O cenário de mau tempo estende-se também até à passagem de ano, sendo provável que o primeiro dia de 2023 seja marcado por elevados níveis de precipitação, num quadro de agravamento.

“Vamos ter novamente um agravamento das condições meteorológicas já a partir de amanhã, dia 28. A chuva vai começar no Minho, logo nas primeiras horas do dia ou início da manhã e vai estendendo-se gradualmente para Sul. A região Sul poderá ter precipitação muito fraca, a parte mais a Norte da região Sul, portanto, a zona do Alto Alentejo, Ribatejo e da Grande Lisboa poderá ter precipitação fraca no final do dia”, explicou a meteorologista Ângela Lourenço, citada pela TSF.

A última noite do ano será igualmente marcada pela precipitação constante e igualmente intensa. “A partir de quinta-feira, praticamente todo o território terá precipitação. Será mais intensa e frequente nas regiões Norte e Centro e deverá estender-se até ao fim de semana. Neste momento, com a informação disponível, tudo aponta para que o fim de semana de final do ano e início do próximo ano seja com chuva em particular nas regiões Norte e Centro”, explicou.

No que respeita à agitação marítima, antecipam-se ondas a chegar aos três metros, ainda que a situação não seja vista como “muito gravosa”. “Estamos no inverno e o mar tem muito mais energia. Espera-se que as ondas possam chegar aos três metros. As regiões mais a Norte do Cabo da Roca serão aquelas que poderão ter agitação marítima mais intensa, mas a faixa costeira para Sul também poderá ter um aumento da agitação marítima, mas, neste momento, nada aponta para que seja uma situação muito gravosa”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.