UE tem de libertar-se da “má vontade” e negociar entre iguais, diz Reino Unido

Julien Warnand / EPA

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os interesses do seu país, segundo noticiou a agência Reuters.

Num artigo escrito para o Sunday Telegraph, Frost – que liderou o lado britânico nas negociações com Bruxelas para assegurar um acordo comercial com a UE -, defendeu a decisão unilateral britânica de facilitar o comércio pós-‘Brexit’ entre a Grã-Bretanha e o Irlanda do Norte, ação que os Estados-membros consideram violar os termos do acordo.

“Espero que se libertem da má vontade que ainda tenham em relação a nós por termos saído e, ao invés, construam uma relação amigável entre soberanias iguais”, escreveu no artigo. “É para isso que vamos trabalhar, agindo de forma construtiva quando pudermos, defendendo os nossos interesses quando for necessário – como país soberano e com controlo total sobre o nosso destino”, sublinhou.

Frost frisou que a decisão de prolongar o período de carência para a inspeção de certos produtos alimentares importados da Irlanda do Norte é “legal e consistente com a implementação progressiva e de boa-fé” de parte do acordo Protocolo da Irlanda do Norte.

Durante as negociações do ‘Brexit’, o Governo britânico acordou em manter a Irlanda do Norte alinhada com o mercado único europeu de bens, evitando uma fronteira real entre a Irlanda do Norte e a Irlanda e obrigando ao controlo de artigos de outras zonas do Reino Unido. Para resolver o assunto, o período de carência para alguns controlos foi prolongado até 01 de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …