UE tem de libertar-se da “má vontade” e negociar entre iguais, diz Reino Unido

Julien Warnand / EPA

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os interesses do seu país, segundo noticiou a agência Reuters.

Num artigo escrito para o Sunday Telegraph, Frost – que liderou o lado britânico nas negociações com Bruxelas para assegurar um acordo comercial com a UE -, defendeu a decisão unilateral britânica de facilitar o comércio pós-‘Brexit’ entre a Grã-Bretanha e o Irlanda do Norte, ação que os Estados-membros consideram violar os termos do acordo.

“Espero que se libertem da má vontade que ainda tenham em relação a nós por termos saído e, ao invés, construam uma relação amigável entre soberanias iguais”, escreveu no artigo. “É para isso que vamos trabalhar, agindo de forma construtiva quando pudermos, defendendo os nossos interesses quando for necessário – como país soberano e com controlo total sobre o nosso destino”, sublinhou.

Frost frisou que a decisão de prolongar o período de carência para a inspeção de certos produtos alimentares importados da Irlanda do Norte é “legal e consistente com a implementação progressiva e de boa-fé” de parte do acordo Protocolo da Irlanda do Norte.

Durante as negociações do ‘Brexit’, o Governo britânico acordou em manter a Irlanda do Norte alinhada com o mercado único europeu de bens, evitando uma fronteira real entre a Irlanda do Norte e a Irlanda e obrigando ao controlo de artigos de outras zonas do Reino Unido. Para resolver o assunto, o período de carência para alguns controlos foi prolongado até 01 de outubro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.