Ucrânia vai ser membro da NATO — mas a longo prazo

3

Kiko Huesca / EPA

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Jens Stoltenberg apelou à construção de um “quadro estratégico” para evitar qualquer nova invasão no futuro.

O secretário-geral da NATO defendeu esta terça-feira que a Ucrânia irá tornar-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), mas apenas a “longo prazo”.

“Os países da NATO concordam que a Ucrânia se torne membro da Aliança, mas, ao mesmo tempo, é uma perspetiva a longo prazo”, afirmou Stoltenberg durante uma visita à Finlândia, apelando à construção de um “quadro estratégico” para evitar qualquer nova invasão no futuro.

A Ucrânia, invadida militarmente pela Rússia a 24 de fevereiro de 2022, pediu que a entrada na Aliança Atlântica fosse acelerada para poder fazer face ao exército russo.
Moscovo considera a entrada da Ucrânia na NATO como uma “linha vermelha absoluta”, argumentando com o risco de tal integração para tentar justificar a ofensiva em solo ucraniano.

“A questão agora é garantir que a Ucrânia permaneça como nação independente e soberana e, para isso, devemos apoiar a Ucrânia. A guerra do Presidente [da Rússia, Vladimir] Putin na Ucrânia continua e não há sinal de que esteja a mudar de planos, pois quer controlar a Ucrânia e não está a preparar-se para a paz, mas para mais guerra”, disse Stoltenberg à imprensa.

“Também precisamos de encontrar quadros que garantam que o Presidente Putin e a Rússia não invadam a Ucrânia novamente”, insistiu o secretário-geral da NATO, ladeado pela primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin.

Para Stoltenberg, “chegou também o momento” de Ancara e Budapeste ratificarem a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.

A Turquia e a Hungria são os únicos dos 30 Estados membros da NATO que não validaram a adesão dos dois países nórdicos que querem acabar com décadas de neutralidade e de envolvimento em alianças militares por causa da invasão da Ucrânia.

“Tanto a Finlândia como a Suécia alcançaram o que prometeram no acordo trilateral com a Turquia em junho passado em Madrid“, insistiu Stoltenberg.

Ancara bloqueia sobretudo a adesão da Suécia e planeia ratificar apenas a entrada da Finlândia sozinha. Para a Hungria, que deve ratificar a adesão sueca e finlandesa em março, disse esperar que haja ‘luz verde’ “rapidamente“.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Como se pode ver, este conflito está a escalar. Para onde estamos realmente indo? O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto também significa ação militar, grande crise, desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico (Mateus 24:7)], porque os habitantes das distantes costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a) Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “και χειμωνες” – “e geadas”.
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “και ταραχαι” – “e desordens” (a falta de ordem pública).
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10)

    • Ó amigo deixe-se lá de previsões catastrofistas que isto qualquer dia vai tudo com o carvalho e aparentemente já está tudo à espera disso. Vamos ter o mesmo futuro dos dinos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.