Depois da SIC, TVI24 também acaba com programas desportivos com comentadores de clubes

A TVI24 também vai acabar com os programas de debate desportivo que tenham a participação de comentadores desportivos dos “três grandes” do futebol português, o Benfica, Porto e Sporting, avança o jornal Observador.

Coloca-se, assim, um ponto final nas emissões de Prolongamento, com Pedro Guerra e Manuel Serrão, e de Livre e Direto. O programa Mais Futebol vai manter-se no ar.

Contactada pelo Observador, uma fonte da estação confidenciou que “a decisão está tomada e será comunicada no fim da época”, o que será depois da final da Taça de Portugal, a jogar-se no próximo sábado (1), em Coimbra. De recordar que esta mesma iniciativa foi esta segunda-feira (27) tomada pela SIC Notícias, que vai acabar com a emissão de Play Off e O Dia Seguinte.

Na próxima época, tanto na TVI, como no seu canal de notícias, a TVI24, todos os programas de futebol vão servir apenas para discutir o “jogo jogado”, não contemplando a presença de “adeptos” ou “representantes dos clubes”, revelou também a mesma fonte da estação de televisão.

Prevalece assim o registo que marca o formato de Mais Futebol, conduzido por Cláudia Lopes. Vão continuar a existir vários programas a abordar o futebol nacional, mas apenas com os profissionais da modalidade, ou em “modelos mais criativos”.

Os programas que acabam na TVI 24

Livre e Direto e o Prolongamento, que saem do ar na TVI24, são emitidos domingo e segunda-feira à noite, respetivamente. Ambos tinham como objetivo fazer um comentário à jornada semanal da I Liga Portuguesa, ambos apresentados por Joaquim Sousa Martins. O apresentador foi recentemente anunciado como membro da nova direção de informação da TVI.

O painel de comentadores do Livre e Direto era formado por José de Pina (Sporting), Miguel Guedes (FC Porto) e Telmo Correia (Benfica). Prolongamento tinha nas suas fileiras Luís Filipe Menezes (Sporting), Pedro Guerra (Benfica) e Manuel Serrão (FC Porto). Este último formato era conhecido pelas suas polémicas discussões que se repercutiam na internet, semana após semana.

Recorda-se, por exemplo, o caso de José de Pina, que fazia parte do painel de comentadores do Prolongamento, e abandonou o programa, em definitivo, depois de uma acesa discussão com Pedro Guerra em direto. Pina acabou por transitar, posteriormente, para o Livre e Direto.

O programa que vai continuar no ar, o Mais Futebol, é apresentado por Cláudia Lopes e os seus comentadores são Pedro Barbosa, Nuno Gomes, Catarina Pereira e Luís Pedro Ferreira.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente! Já chega de ódio no futebol exacerbado pelas televisões nacionais. Os meus parabéns pela decisão, que visa o serviço público e não as audiências cegas.

    • Totalmente de acordo. Preencham esses horários com reality shows, concursos de cantar e dançar e tudo o resto que cultiva o povo.

  2. Boa! E, de repente, fez-se luz! É bom que se fale de futebol e de outros desportos mas, numa vertente que seja educativa e esclarecedora, isto é, com incidência nas dimensões técnicas, táticas psicológicas e físicas, com gente que sabe e não com esta cambada de ignorantes que vão lá vociferar banalidades tendo em vista, únicamente, acicatar o ódio e a clubite fanática. Que tenham mais assomos deste, de lucidez e higiene mental. Chapeaux!

  3. Estes programas eram machistas obrigando, nas casas onde não havia mais do que um aparelho de TV, as mulheres a assistirem ao serão a programas que nada lhes diziam. Como é que se admitia tal enormidade?! Que tinham que dizer aquelas criaturas todos os dias sobre futebol? A maior parte do tempo passavam-no a gritar, a ofender-se a dizerem baboseiras. Verdadeiras lições de “cidadania”. Congratulo-me com a sua extinção.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …